Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Atletas Cabeceirenses distinguidos pela Cercifaf nos 40 anos da instituição

Câmara Municipal prepara-se para homenagear a Cercifaf no Dia do Município

10 de setembro de 2019
Atletas Cabeceirenses distinguidos pela Cercifaf na passagem dos 40 anos da instituição
O presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng. Joaquim Barreto, participou no passado dia 6 de setembro na cerimónia de Distinção de Mérito Desportivo e Cidadania da Cercifaf presidida pelo Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rodrigues. Por motivos da realização da reunião camarária, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto fez-se representar pelo Chefe de Gabinete, Luís Filipe Silva.
Marcaram igualmente presença nesta iniciativa o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Dr. Raul Cunha, entre outros autarcas, dirigentes e técnicos da Cercifaf, o Diretor Regional do Norte do IPDJ, o presidente da ANDDI, os deputados Sónia Fertuzinhos, Luís Soares e Clara Marques Mendes e demais convidados.

A Cercifaf pretendeu com esta sessão, integrada nas comemorações do 40.º aniversário da instituição, homenagear os seus atletas que nos últimos anos têm alcançado feitos notáveis no país e no mundo, nos quais se incluem os atletas Síndrome de Down, João Machado e Luís Gonçalves, naturais de Cabeceiras de Basto.

No final da cerimónia, os convidados assistiram ao treino dos atletas e visitaram as instalações daquela Instituição de Solidariedade Social.

De salientar que no passado mês de julho, no Campeonato da Europa de Atletismo para atletas com Síndrome de Down que decorreu em Tampere, na Finlândia, ao serviço da Seleção Nacional, João Machado conquistou 5 medalhas: duas de Ouro no lançamento de peso e 4x400m e três de Prata no lançamento de disco, triatlo e salto em comprimento. Nesta competição europeia, Luís Gonçalves arrecadou 3 medalhas: duas de Ouro nos 100 metros e 4 x 400m e uma de Prata nos 200 metros.

João Machado e Luís Gonçalves têm-se destacado há já vários anos no panorama nacional e internacional na modalidade de atletismo, feitos que muito orgulham os Cabeceirenses e que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em diferentes momentos reconheceu, atribuindo-lhes Votos de Louvor e Medalhas de Mérito Público. O esforço, a coragem e a vontade de vencer destes dois jovens são inspiradores para todos os cidadãos. Apesar das suas limitações têm conseguido ultrapassar barreiras e notabilizar-se no desporto, mais concretamente no atletismo, onde atingiram os lugares cimeiros.

Note-se, ainda, que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto se prepara para homenagear, no Dia do Município, a 29 de setembro, a Cercifaf na passagem do seu 40.º aniversário pelos relevantes serviços que tem prestado à comunidade, sobretudo nas áreas da educação, inclusão social e desporto.

Adicionar comentário

Scroll