Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Orquestra XXI Regressa a Cabeceiras de Basto

com concerto no Mosteiro de S. Miguel de Refojos

5 de setembro de 2019
Cabeceiras de Basto integra, pelo segundo ano consecutivo, a digressão da Orquestra XXI e que neste ano inicia hoje, dia 5 de setembro, na Casa da Musica, no Porto, passando por Cabeceiras de Basto, na sexta-feira, e terminando no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no dia 8 de setembro, depois de passar por Oliveira de Azeméis na véspera.
A Orquestra XXI é um projeto que reúne dezenas de jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro e que tem o duplo objetivo de manter uma forte ligação entre estes jovens e o seu país de origem e, ainda, de levar momentos musicais de excelência a públicos diversificados.

Note-se que a flautista Cabeceirense Adriana Ferreira integra esta magnífica Orquestra e estará, por isso, amanhã entre nós. Adriana Ferreira encontra-se a trabalhar em Itália na Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília em Roma, Itália, tendo já passado pela Orquestra Nacional de França e pela Orquestra Filarmónica de Roterdão, motivo de grande orgulho para todos os Cabeceirenses que poderão desfrutar na próxima sexta-feira de um sublime concerto da Orquestra XXI.

A Orquestra XXI, dirigido pelo jovem maestro Dinis Sousa, regressa ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, desta vez com o extraordinário violoncelista Pavel Gomziakov a interpretar o Primeiro Concerto de Shostakovich, um dos mais emblemáticos e desafiantes do repertório para violoncelo. O programa abre com uma obra da compositora Ana Seara, que se tem destacado entre a nova geração de compositores em Portugal, e termina com a última sinfonia de Brahms, uma das mais importantes sinfonias de todo o repertório sinfónico.

Esta digressão é dedicada ao oboísta Samuel Bastos, membro fundador da Orquestra XXI que nos deixou tão prematuramente em Maio.

Cabeceiras de Basto recebe, assim, no seu Mosteiro um extraordinário espetáculo com entrada livre e gratuita, concerto que proporcionará aos Cabeceirenses e a todos os que nos visitarem uma noite cultural única que coloca Cabeceiras de Basto na rota dos maiores eventos culturais do país.

O espetáculo é oferecido a todos pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

Programa:
Ana Seara - Tua lágrima em mim
D. Shostakovich - Concerto para Violoncelo e Orquestra nº 1
J. Brahms - Sinfonia nº 4

Orquestra XXI
Pavel Gomziakov, violoncelo
Dinis Sousa, direção musical

Adicionar comentário

Scroll