Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Exposição ‘Assembleia da República – Imagens do Parlamento’

inaugurada pelo Presidente da Câmara

3 de setembro de 2019
O Presidente da Câmara Municipal, Francisco Aves, inaugurou ontem, dia 2 de setembro, na Casa Municipal da Cultura, a exposição ‘Assembleia da República – Imagens do Parlamento’, exposição que estará patente ao público até ao próximo dia 29 de setembro.
Marcaram também presença nesta inauguração o Presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, Vereadores, Presidentes de Junta de Freguesia e outros autarcas, convidados e público em geral.

A Exposição, agora patente ao público em Cabeceiras de Basto, é constituída por 25 painéis através dos quais é narrada a História do Convento (Beneditino) e depois Palácio de S. Bento, desde 1598 até aos nossos dias. Já percorreu mais de noventa municípios e esta itinerância pretende levar até aos mais remotos lugares de Portugal a mensagem de diálogo e da convivência democrática, melhorando e corrigindo a imagem que por vezes é transmitida ao comum dos cidadãos.

Na oportunidade, o Presidente da Câmara manifestou a sua satisfação pela concretização desta Exposição e pelo que ela representa, permitindo dar a conhecer melhor aos Cabeceirenses a história da Assembleia da República e do Palácio de S. Bento, a casa da democracia.

O Presidente da Assembleia Municipal salientou a vontade política da Câmara Municipal para receber esta Exposição. Destacou a dimensão nacional da mesma e a importância de dar a conhecer a todos, através dela, os espaços do Palácio e o que eles significam. Joaquim Barreto lembrou que o conhecimento é fundamental para que os cidadãos possam valorizar a República e a democracia e o que de melhor ela tem, bem como denunciar o que não é tão positivo como é o caso da demagogia que hoje é tão querida de alguns agentes políticos e que só pode levar-nos para caminhos obscuros. O Presidente da Assembleia Municipal que foi também, ao longo da última legislatura, deputado da Nação, aproveitou o momento para destacar o apreço que sente pelos técnicos da Assembleia da República salientado o empenho e dedicação que colocam no trabalho que desenvolvem.

A inauguração terminou com uma visita orientada e explicada ao pormenor pelo Dr. Francisco de Lancastre e Távora, técnico da Assembleia da República que nesta deslocação esteve acompanhado pelos colegas Dr. Miguel Lara e José Martins.

A Câmara Municipal convida os Cabeceirenses a visitarem a Exposição, com entrada livre e gratuita, e através dela a conhecerem melhor a Assembleia da República.

Adicionar comentário

Scroll