Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Presidente da Câmara visitou a obra da Barragem de Daivões

Responsáveis da empresa construtora e da Iberdrola deram a conhecer o ponto de situação

7 de agosto de 2019
Presidente da Câmara visitou a obra da Barragem de Daivões
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado pelo vereador Eng. Pedro Sousa, visitou hoje, dia 7 de agosto, as obras de construção da Barragem de Daivões, equipamento que integra o Sistema Eletroprodutor do Tâmega, sistema que inclui ainda a barragem e central de Gouvães e a barragem do Alto Tâmega.
Na oportunidade, os responsáveis da empresa construtora e da Iberdrola deram a conhecer o ponto de situação atual das obras, destacando-se que o paredão (corpo da barragem) se encontra já a 85% no que diz respeito ao betão, esperando-se que no próximo mês de outubro se encontre concluída a betonagem do paredão.

Em avançado estado de desenvolvimento estão também as obras de construção da central, equipamento que inclui dois grupos de produção e um grupo para o caudal ecológico, e que fica implantada na margem direita do rio já em território Cabeceirense.

Foi possível verificar igualmente o estado de construção do descarregador de cheias e bacia de dissipação que se situa imediatamente a seguir ao corpo principal da barragem e que apresenta também alguma complexidade.

Por fim, a visita seguiu pela Pista de Pesca de Cavez. Aqui, a Iberdrola procede ao reperfilamento do rio onde vai ser construído um açude, recuperada a margem esquerda em processo natural e executadas as obras de instalação de pesqueiros na margem direita e requalificação dos respetivos acessos.

A Barragem terá uma altura de 77,5 metros, quatro comportas de descarga e 265 metros de comprimento do coroamento. No momento estão em obra cerca de 400 trabalhadores.

Adicionar comentário

Scroll