Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Arco de Baúlhe ergueu «Pau da Bandeira»

Ritual anuncia a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios

6 de agosto de 2019
Arco de Baúlhe ergueu «Pau da Bandeira»
A convite da AFA – Associação dos Festeiros do Arco, o presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto e a vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, participaram dia 4 de agosto, na Erguida do Pau da Bandeira, ritual que anuncia a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios que acontece no primeiro fim-de-semana de setembro, na vila do Arco de Baúlhe.
Os romeiros seguiram em cortejo desde a Estação até ao Largo da Serra, acompanhados pelo Rancho Folclórico 'As Lavradeiras da Vila de Cavez' e pelo Grupo Recreativo ‘Reviver as Tradições’ de Atei, com os carros dos bois carregados de oferendas para leiloar.

Na antiga Escola da Serra, os homens do Arco de Baúlhe levantaram o tronco de madeira com a bandeira amarela e azul no topo, momento que juntou os romeiros em clima de grande festa.

A noite que antecedeu a Erguida do Pau da Bandeira foi de grande animação com um arraial no Largo da Estação. Juntaram-se aos romeiros nesta noite festiva o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, bem como a vereadora Dra. Carla Lousada e o presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Carlos Teixeira.

Adicionar comentário

Scroll