Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Exposição de Helena Cardoso no Museu de Alberto Sampaio com Mulheres de Bucos

Inauguração decorreu no passado dia 19 de julho em Guimarães

23 de julho de 2019
Exposição de Helena Cardoso no Museu de Alberto Sampaio com Mulheres de Bucos
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, esteve presente na inauguração da Exposição de Arte Têxtil Contemporânea ‘Narrativas’ da designer Helena Cardoso, evento que decorreu na passada sexta-feira, dia 19 de julho, no Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães. O evento assinalou o arranque da iniciativa ‘Museu à Noite’ e contou com a participação das ‘Mulheres de Bucos’.
Helena Cardoso, designer portuense que trabalha o têxtil, colabora há já vários anos com as ‘Mulheres de Bucos’ e com a Casa da Lã, Cabeceiras de Basto. Nesta exposição, a designer apresenta peças de tecelagem de várias tipologias e formatos que combinam tradição e modernidade.

Durante a inauguração, as artesãs – ‘Mulheres de Bucos’ - que colaboraram na criação de algumas composições têxteis (no tear), animaram o evento com os seus cantares tradicionais da aldeia.

A diretora do Museu de Alberto Sampaio, Dra. Isabel Fernandes, ela que é também a responsável pelo Paço dos Duques e Castelo de Guimarães, e a designer Helena Cardoso, autora da Exposição ‘Narrativas’, receberam também neste evento a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dra. Adelina Pinto, a diretora do Centro de Emprego do Médio Ave, Dra. Helena Chaves, o membro da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. Domingos Machado, entre muitos outros convidados e público em geral.

Considerada uma das mais originais artistas no contexto da arte têxtil contemporânea portuguesa, Helena Cardoso apresentou no Museu de Alberto Sampaio um processo criativo singular e inovador no desenvolvimento de peças que combinam design e tradição, valorizando a cultura e identidade nacionais.

“Combinando teias de linho com tramas de seda natural, lã e elementos da natureza, a artista justapõe e intercala estes materiais com elementos em plástico e papel, compondo tramas e matizados de diferentes texturas e transparências que vão contrastar com a solidez do granito” refere a organização da exposição.

De salientar igualmente que Helena Cardoso colabora há muitos anos com artesãs de aldeias do norte do país, como é o caso da aldeia de Bucos, Cabeceiras de Basto, onde fomentou a renovação dos saberes tradicionais, na Casa da Lã com as ‘Mulheres de Bucos’.

A Câmara Municipal felicita a designer pela exposição, congratula-se com a realização desta mostra no Museu de Alberto Sampaio e orgulha-se pela colaboração das ‘Mulheres de Bucos’.

Adicionar comentário

Scroll