Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta arrancou ontem

Período de inscrições ainda se mantém aberto para os restantes três períodos

2 de julho de 2019
Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta arrancou ontem
O Município de Cabeceiras de Basto viu aprovado o seu projeto ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas – Jovens Unidos pela Floresta e Meio Ambiente, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude com a colaboração das Câmara Municipal e Juntas de Freguesia de Cabeceiras de Basto.
O Programa é direcionado para aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos e decorre entre o dia 1 de julho e 29 de agosto de 2019. No seu global, está previsto o envolvimento de 32 jovens nesta candidatura.

Ontem de manhã, dia 1 de julho, sob orientação da vereadora Dra. Carla Lousada, realizou-se uma reunião com os jovens inscritos, onde foi apresentado o programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas. O Voluntariado é um conjunto de atividades de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas e intervenção ao serviço das pessoas, das famílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas e privadas.

Durante a tarde decorreu uma ação de formação para os jovens inscritos no primeiro período do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas. A ação foi ministrada pelo responsável do Gabinete Técnico Florestal (GTF), Eng. Luís Freitas, e nela participaram também os presidentes das Juntas de Freguesias de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela; Bucos; e Faia.

De salientar que neste primeiro período do programa de voluntariado para as florestas que decorre até 15 de julho estão inscritos oito jovens. Ao longo da sua ação, os jovens irão proceder à sensibilização das populações em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; inventariação e monitorização de áreas ardidas; limpeza e manutenção de parques de lazer; vigilância a pé nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação, entre outros.

O período de inscrições (até 10 dias antes da data de início de cada período) ainda se mantém aberto para os restantes três períodos que o programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas integra, designadamente:
  • 2.º Período: 16 a 30 de julho
  • 3.º Período: 31 de julho a 14 de agosto
  • 4.º Período: 15 a 29 de agosto
Condições Obrigatórias:
  • Sensibilidade e idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas
  • Idade entre 18 e 30 anos
Funcionamento do Programa: 1 de Julho a 29 de agosto
Horários dos Turnos: 09H30 às 14H30 | 14H30 às 19H30
Inscrições e Informações: Serviço de Atendimento Único da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto; Casa Municipal da Cultura; Casa da Juventude

Apoios:
  • Subsidio diário de 12 €
  • Identificação individual
  • Seguro de acidentes pessoais
  • Transporte aos locais de vigia
As inscrições têm de ser efetuadas com um registo individual previamente no portal do Instituto Português do Desporto e Juventude, não existem custos de inscrição. Os jovens que reúnam os requisitos do programa são selecionados, por ordem de inscrição, pelas Direções Regionais do IPDJ.

Mais informações sobre este projeto, bem como o formulário de inscrição encontram-se disponíveis em: https://programas.juventude.gov.pt/florestas/projetos/detalhe/800

Adicionar comentário

Scroll