Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

«Mesa de Cabeceiras» no Porto com o Chef António Costa

Valorizar os produtos de Cabeceiras de Basto e a gastronomia cabeceirense

25 de junho de 2019
«Mesa de Cabeceiras» no Porto com o Chef António Costa
Realizou-se no passado dia 18 de junho, no restaurante da Fundação AEP – Associação Empresarial de Portugal, no Porto, o terceiro e último ‘Mesa de Cabeceiras’, desta vez pela mão do Chef António Costa. A ‘Mesa de Cabeceiras’ foi uma das iniciativas que integrou o programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ e que consistiu na realização de três refeições preparadas por distintos Chefs.
Pretendeu-se com estes eventos valorizar os produtos de Cabeceiras de Basto e a gastronomia cabeceirense e para tal foram convidados diversos chef’s que aceitaram o desafio de preparar três refeições em que, utilizando produtos locais, aliaram a tradição com a criatividade.

Depois de um jantar no Restaurante do Chef António Loureiro, a Cozinha, em Guimarães, que teve com o tema a sustentabilidade, e de um outro no restaurante da Chef Paula Peliteiro, o Ignácio, em Braga, cujo tema foi a fusão, o almoço preparado desta vez pelo Chef António Costa teve como tema o negócio.

Direcionado para profissionais e dirigentes de turismo, críticos gastronómicos, empresários da restauração e hotelaria, comunicação social e influencers, o menu composto por talhadas de presunto, enchidos de Basto, torresmos, pimentos e azeitonas, caldo de enchidos de Basto, posta barrosã com arroz de tortulhos, miguelitos, maçã assada com mel de basto, cerejas, vinhão de Basto, café e licores, foi apreciado pelos comensais que tiveram oportunidade de trocar impressões sobre a gastronomia, a restauração, oportunidades de negócio, etc.

De referir que nesta refeição o novo doce ‘miguelitos’, vencedor do concurso Doce Cabeceirense foi uma verdadeira estrela. Trata-se de um doce que incorpora feijão amarelo, farinha, vinho verde, recheio de ovos e mel.

O almoço, tal como aconteceu nas anteriores refeições, foi comentado pelo chef, dando assim aos participantes algumas dicas do modo e da forma de preparar tão deliciosa refeição.

Esta iniciativa integrou o programa cultural Mosteiro de Emoções que é financiado por fundos comunitários, através do Norte 2020.

Adicionar comentário

Scroll