Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Ciclo musical «Sons do Silêncio» arrancou na Torre dos Clérigos

Mais dois concertos serão no Mosteiro de S. Miguel de Refojos nos dias 7 e 21 de julho

4 de junho de 2019
Ciclo musical «Sons do Silêncio» arrancou na Torre dos Clérigos
Realizou-se no passado domingo, dia 2 de junho, o primeiro de três concertos integrados no ciclo ‘Sons do Silêncio, a Música e o Barroco’, mais uma iniciativa do programa cultura Mosteiro de Emoções. O Concerto pedagógico e comentado pelos músicos Pedro Sousa Silva e Ricardo Leitão Pedro teve como palco a Igreja da Torre dos Clérigos, no Porto.
Pedro Sousa Silva é doutorado em Música pela Universidade de Aveiro. O flautista, professor adjunto na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (Porto), integra o centro de investigação CESEM da Universidade Nova de Lisboa, tendo dedicado grande atenção ao imenso reportório inédito contido nas fontes portuguesas dos séculos XVI e XVII. Na Torre dos Clérigos, o flautista brindou o público presente com a interpretação de vários temas musicais do período Barroco utilizando flautas diferentes tipos de flautas, mais antigas e mais recentes.

Ricardo Leitão Pedro é um dos raros músicos de hoje dedicado à prática histórica do canto al liuto, acompanhado-se a si mesmo com diferentes instrumentos antigos de corda dedilhada. No concerto do passado domingo, no Porto, tocou alaúde e tiorba.

A este concerto assistiram o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, o diretor executivo da Torre dos Clérigos, Dr. António Tavares, os vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, entre outros convidados e público em geral.

O ciclo musical ‘Sons do Silêncio, a Música e o Barroco’ é composto por três concertos pedagógicos comentados. O primeiro evento realizou-se no Porto. O próximo concerto acontece no dia 7 de julho no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, a partir das 17h30. Sob o mote ‘Sete obras, sete flautas, um flautista’, o concerto será comentado por Pedro Sousa Silva e Dimitris Andrikopoulos.

O último concerto vai realizar-se no dia 21 julho, a partir das 18h30, no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, com participação dos músicos Pedro Sousa Silva e Ricardo Leitão Pedro.

Esta é uma iniciativa integrada no programa cultural Mosteiro de Emoções que é financiado por fundos comunitários, através do Norte 2020.

Adicionar comentário

Scroll