Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Câmara Municipal aprova cinco medidas de redução do tarifário de transporte

Cabeceiras de Basto - Um Concelho Amigo das Famílias

24 de maio de 2019
Câmara Municipal aprova cinco medidas de redução do tarifário de transporte
O Executivo Municipal aprovou esta manhã, dia 24 de maio, cinco medidas de redução do tarifário de transporte, bem como as normas de acesso e utilização. Desde o dia 1 de abril que é mais barato viajar nos transportes públicos, nas carreiras dentro do concelho. O Passe ESTUDSEC (Medida 1), que foi a primeira medida a ser implementada, é gratuito para os alunos do ensino secundário regular.
O Cartão VIAJAR 65+ (Medida 2) contempla o financiamento em 100% para 10 viagens mensais para cidadãos com 65 ou mais anos de idade. Esta medida entra em vigor já no próximo dia 1 de junho.

O Passe VIAJAR ATIVO (Medida 3) financia, em cinquenta por cento, o passe mensal dos trabalhadores ativos, ou seja para todos os que trabalham por conta própria ou por conta de outrem. A medida vigora a partir de 1 de junho.

O Cartão VIAJAR SOCIAL (Medida 4) estabelece 50% de desconto no título de transporte para 15 viagens mensais para desempregados ou cidadãos à procura do primeiro emprego, desde que estejam inscritos nos Serviços de Emprego de Basto. Esta medida também entra em vigor a 1 de junho.

A Câmara Municipal financiará a criação de uma NOVA CARREIRA (Medida 5) entre Cabeceiras de Basto (Central de Camionagem) e Vila Real (com ligação a Bragança e Chaves) aos domingos às 19h30 e regresso às sextas-feiras às 19h30. Este novo transporte a ser implementado a partir do mês de setembro de 2019, destina-se à população em geral, mas muito particularmente aos estudantes do ensino superior que frequentam estabelecimentos de ensino em Trás-os-Montes, localidades para as quais não há carreira pública a partir de Cabeceiras de Basto.
 
De salientar que a implementação destas medidas decorre da Lei do Orçamento de Estado para 2019 que prevê o financiamento do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) e que tem por objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social fruto da utilização massiva do transporte individual.
 
As normas de acesso e utilização estão disponíveis no site da Câmara de Cabeceiras de Basto.
 
COMO BENEFICIAR DESTAS MEDIDAS? INFORME-SE NA CÂMARA MUNICIPAL!
Câmara Municipal aprova cinco medidas de redução do tarifário de transporte

Adicionar comentário

Scroll