Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Combate à Vespa das Galhas do Castanheiro em Cabeceiras de Basto

Foram efetuadas quatro largadas do inseto Torymus sinensis no concelho

20 de maio de 2019
Combate à Vespa das Galhas do Castanheiro em Cabeceiras de Basto
No âmbito da luta biológica do combate da Vespa das Galhas do Castanheiro em Cabeceiras de Basto, foram recentemente realizadas as largadas do inseto Torymus sinensis nos castanheiros afetados por esta praga. Estes insetos parasitoides vão alimentar-se das largas da vespa, contendo, deste modo, o alastramento da praga a outras árvores vizinhas.
No total, foram efetuadas quatro largadas no concelho, após um trabalho prévio de verificação e validação dos locais que reuniam condições para a prática da luta biológica.

Todo o processo foi executado pela Comissão Local de Acompanhamento que é constituída por técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e do Gabinete Técnico Florestal do Município.

De referir que os trabalhos de monitorização e identificação de novos focos de infestação são realizados pela Comissão Local de Acompanhamento, de modo a definir os planos de largadas para os anos seguintes.

De salientar, ainda, que o financiamento do plano concelhio de largadas é feito no quadro do protocolo Biovespa, ao qual o Município Cabeceirense aderiu em 2017.

Adicionar comentário

Scroll