Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Dia Internacional dos Museus celebrado no Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe

Data tem o objetivo de refletir sobre o papel dos Museus no desenvolvimento da sociedade

17 de maio de 2019
Dia Internacional dos Museus celebrado no Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe
Para assinalar o Dia Internacional dos Museus que se celebra a 18 de maio, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, trouxe esta manhã, dia 17 de maio, à linha a automotora ME5, considerada a “A velha glória da ME5”, fazendo ‘as delícias’ a miúdos e graúdos.
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, juntou-se aos mais novos nesta viagem de comboio, acompanhado da vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, e do presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Carlos Teixeira.

A saída à linha da automotora ME5 foi, para uns, o relembrar de tempos idos e, para os mais novos, dar-lhes a conhecer o ambiente ferroviário português em meados do século XX.

A automotora ME5, movida a gasolina e construída em 1948 nas Oficinas Gerais de Santa Apolónia, a par das carruagens reais e de outras máquinas a vapor, compõem o espólio do Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe do Museu das Terras de Basto, um museu polinucleado que integra também a Casa da Lã e o Núcleo de Arte Sacra.

Ao início desta tarde realizou-se o peddy paper ‘À descoberta no Museu’, uma atividade dirigida para os jovens, pretendendo desafiá-los a percorrer os espaços do Museu com perguntas sobre a história e as coleções das exposições.

De referir que a celebração desta data acontece desde 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover junto da sociedade uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento, subjugado ao tema ‘Museus como centros culturais: o futuro da tradição’.

Recorde-se que ao longo da sua existência, o Museu Terras de Basto tem vindo a dinamizar diversas ações com o intuito de sensibilizar a população em geral, mas sobretudo as crianças e jovens para a importância do museu como parceiro pedagógico.

Adicionar comentário

Scroll