Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

«De Licor e Salteado» promove desfile de sabores

No dia 18 de maio, a partir das 10 horas, na Casa do Tempo

2 de maio de 2019
Mosteiro de Emoções - Logotipo
‘De Licor e Salteado, mostra de Sabores Beneditinos’ é uma iniciativa do programa cultural Mosteiro de Emoções que se vai realizar no próximo dia 18 de maio, entre as 10h00 e as 16h30, na Casa do Tempo, junto ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos. Um verdadeiro desfile de sabores criado a partir da Alimentação Beneditina.
Anabela Ramos, historiadora e investigadora, leva os convidados a apreciar as iguarias que serão propostas pela gastrónoma Arminda Costa, através de uma Mostra de Sabores Beneditinos.

Pelas 11h00 será servido o Brunch Conventual, uma degustação que incluirá, entre outros produtos, o pão branco e o pão de milho, a marmelada e o marmelo em calda, a cidrada e a perada, as castanhas, a abóbora coberta, o azeite, as azeitonas, alcaparras, perrexil, os tremoços, o presunto, bacalhau, o peixe de escabeche, o leitão e as almôndegas de carne, a galinha, para além dos frutos secos, do pão de ló e dos fios de ovos, dos massapães, do melão, cerejas e ameixas cobertas e, por fim, o queijo. De fazer crescer água na boca.

E tudo ainda acompanhado do vinho da Adega dos Leões, água do poço, das compotas e licores da Casa de Encosturas, do pão da D. Nazaré e dos enchidos da Casa de Coucieiro.

À tarde, pelas 14h00, os participantes no Concurso Doce Cabeceirense apresentarão as suas propostas e terão o veredicto do júri. Depois, serão degustados os magníficos doces apresentados. Um dia de saberes e sabores por terras Cabeceirenses.

PROGRAMA
18 maio (sábado)
De Licor e Salteado – Mostra de Sabores Beneditinos

10h00 | Inauguração da Mostra de Sabores e ‘visita’ guiada e comentada pela Dra. Anabela Ramos sobre a mostra, os produtos e a alimentação Beneditina
11h00 | Início do Brunch conventual
14h00 | Doce Cabeceirense - Apresentação dos Doces a concurso
16h00 | Anúncio do resultado do concurso Doce Cabeceirense
16h30 | Degustação do Doce cabeceirense

Adicionar comentário

Scroll