Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

«Mesa de Cabeceiras» é apresentada amanhã no Porto

Iniciativa integrada no programa cultural Mosteiro de Emoções é apresentada no Porto Welcome Center

16 de abril de 2019
«Mesa de Cabeceiras»
É apresentada amanhã, dia 17 de abril, pelas 16h00, no Porto Welcome Center (sito na Praça de Almeida Garrett 27, Porto), a iniciativa ‘Mesa de Cabeceiras’, ação promocional que contará com a presença do vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro. Marcarão, igualmente, presença no evento o vice-presidente da Câmara Municipal, Mário Machado, e a vereadora do Turismo e da Cultura, Carla Lousada.
Os renomados Chefs António Loureiro, Paula Peliteiro e António Costa estarão, também, presentes nesta apresentação pública da ‘Mesa de Cabeceiras’ que incluirá uma degustação de produtos locais e também de tradição gastronómica beneditina. Neste âmbito contaremos, igualmente, com a presença dos chefs Paulo Castro e Teresa Mendes. A especialista em gastronomia conventual, Anabela Ramos, dará também a conhecer algumas especificidades dos sabores beneditinos, assim como a investigadora Arminda Costa.

Esta experiência de contacto com produtos endógenos das terras de Basto será combinada com as influências dos saberes e sabores beneditinos e com a criatividade dos Chefs convidados para o evento. No total, serão três os momentos distintos em que profissionais e dirigentes de turismo, críticos gastronómicos, empresários de restauração e hotelaria, comunicação social e influencers, se sentarão à ‘Mesa de Cabeceiras’.

Carnes, vinhos, ervas condimentares, compotas, mel e licores, partilharão, nos próximos meses, a mesa de três espaços distintos em Guimarães, Braga e Porto, onde será promovida a gastronomia Cabeceirense pela ‘mão’ dos Chefs António Loureiro, recentemente galardoado com uma estrela Michelin, Paula Peliteiro e António Costa.

A Mesa de Cabeceiras é um evento de degustação e exaltação da carne cabeceirense, onde os chefs convidados trabalharão três tipos de carne: barrosã, maronesa e minhota.

A iniciativa visa a promoção dos melhores sabores Cabeceirenses, bem como a afirmação de Cabeceiras de Basto como destino gastronómico pela qualidade dos seus produtos endógenos.

Adicionar comentário

Scroll