Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Apurados finalistas do Concurso Municipal de Ideias «Escolas Empreendedoras In.Ave»

Concursos decorreram nos diferentes municípios da CIM do Ave e pretenderam apurar os melhores projetos sociais

5 de abril de 2019
Apurados finalistas do Concurso Municipal de Ideias «Escolas Empreendedoras In.Ave»
A Comunidade Intermunicipal do Ave em colaboração com o Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania, a Universidade Aberta e o Município de Cabeceiras de Basto, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave – Escolas Empreendedoras In.Ave, organizaram o Concurso Municipal de Ideias concelhio.
O projeto centra-se na educação para o empreendedorismo e cidadania, visando o desenvolvimento das competências, emoções, valores e ferramentas empreendedoras nos alunos. Foram convidados a participar no desenvolvimento deste projeto, o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e o Externato S. Miguel de Refojos.

O Concurso Municipal de Ideias de Cabeceiras de Basto realizou-se ontem, dia 4 de abril, no Auditório da Casa do Tempo, iniciativa que contou com a participação de 12 equipas, envolvendo 49 alunos e 3 professores do Externato S. Miguel de Refojos.

Em Cabeceiras de Basto, na categoria do 3º Ciclo, classificou-se o projeto ‘Dsmoke’ (detetor de fumos) dos alunos de 7º ano Ana Luísa do Rêgo Plácido, José Francisco da Costa Coelho, José Rodrigo Pacheco Magalhães, Maria Teixeira Vieira, Ricardo André Abreu Dias, Duarte Nuno Casinha Plácido e André Dinis Barroso Gomes.

Na categoria do Secundário, em primeiro lugar classificou-se o projeto ‘Dtumble’ (detetor de quedas, um sistema que emite um alerta em situação de acidente), desenvolvido pelos alunos do 11ºB António Ricardo Magalhães Teixeira; David Amadeu Carvalho Gonçalves; Hélder David Oliveira Magalhães e Leonardo José Pinto Magalhães; em segundo lugar o projeto ‘Recuperador de água automático’ (mecanismo para reutilizar águas domésticas) apresentado pelos alunos do 11ºB Bárbara Pereira Ferreira e Francisco Dias Costa; e em terceiro lugar o projeto ‘Cartas da minha terra’ (baralho de cartas com ícones do concelho para promoção cultural e patrimonial de Cabeceiras de Basto), pertencente às alunas do 11ºB Diana Marlene Gomes Magalhães; Inês Isabel Magalhães Castro; Inês Prata Teixeira e Márcia Manuela Carvalho Oliveira.

Todos os alunos que desenvolveram projetos no âmbito desta iniciativa receberam certificados de participação. Os estudantes premiados receberam, ainda, entradas nas Piscinas Municipais Descobertas durante os meses de verão de 2019.

Os Concursos Municipais de Ideias decorreram nos diferentes municípios da CIM do Ave e pretenderam apurar os melhores projetos sociais dos alunos que frequentam o 2º ciclo, 3º ciclo e secundário que participaram no projeto, no ano letivo 2018/2019.

De salientar, ainda, que o júri do Concurso Municipal de Ideias de Cabeceiras de Basto foi composto pela vereadora da Educação, Carla Lousada, pelo coordenador do projeto das Escolas Empreendedoras In.Ave, Jacinto Jardim, por Roberto Moreira da Associação No Encalço de Ideias, por Elisabete Ribeiro do Núcleo Associativo de Empresas – Bastoempreende e ainda por Marco Campos, técnico de Educação do Município de Fafe.

Adicionar comentário

Scroll