Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Augusto Canário na edição 2019 da Festa da Orelheira e do Fumeiro

Certame decorre de 1 a 4 de março para promover produtos do concelho

26 de fevereiro de 2019
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, e o presidente da Mútua de Basto/Norte, Eng. Joaquim Barreto, ele que é também o presidente da Assembleia Municipal, apresentaram à comunicação social, dia 25 de fevereiro, no Restaurante Tia Isabel, em Braga, o programa da XXIII Festa da Orelheira e do Fumeiro, iniciativa que decorre em Cabeceiras de Basto entre os dias 1 e 4 de março.
Marcaram também presença nesta apresentação a vereadora do Desenvolvimento Económico, Dra. Carla Lousada, e o vice-presidente da Mútua de Basto/Norte, Fernando Basto.

O certame organizado pela Câmara Municipal e produzido, este ano, pela Associação de Desenvolvimento Rural – Mútua de Basto/Norte abre ao público na próxima sexta-feira, dia 1 de março, pelas 17h00, no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos.

Do programa destaca-se a atuação do artista popular Augusto Canário na tarde do dia 3 de março, bem como a intervenção do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB) na noite da inauguração, sexta-feira.

Marcarão presença neste certame 77 produtores/expositores, sendo 42 produtores de fumeiro, dos quais 12 são produtores de Cabeceiras de Basto, 35 expositores de produtos locais e, ainda, quatro associações/instituições. Fumeiro, vinhos verdes, compotas e licores, ervas aromáticas, mel, azeite, doces tradicionais, artesanato, produtos da terra (hortícolas, frutas, broa…) são alguns dos produtos presentes nesta Festa da Orelheira e do Fumeiro que será animada por grupos musicais locais e nacionais.

O certame tem como objetivos dinamizar a economia do concelho, contribuir/promover o consumo dos produtos regionais e tradicionais, criar sinergias entre produtores do concelho e novos atores sociais, bem como valorizar o porco bísaro que é um recurso endógeno.

Ao longo de quatro dias, os visitantes poderão apreciar um programa de animação diversificado com folclore, concertinas, teatro, música popular, jogo do pau, bem como o tradicional leilão das orelheiras, na tarde do dia 3 de março, que anualmente atrai numeroso público ao recinto da festa.

No Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos será igualmente promovida a ‘Tendinha’, onde o visitante terá a possibilidade de degustar os produtos de fumeiro e apreciar a gastronomia local.

Em 2019 a organização espera uma comercialização de 15 toneladas de fumeiro, atingindo um volume de negócios na ordem dos 150 mil euros.

Durante a apresentação do certame aos órgãos de comunicação social, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, disse que “esta é uma das melhores feiras do norte do país”, destacando “a grande qualidade e segurança dos produtos” e convidando toda a população a visitar Cabeceiras de Basto no próximo fim de semana.

Na sua intervenção, o presidente da Mútua de Basto/Norte falou da origem desta Festa da Orelheira e do Fumeiro, há 23 anos. “O saber tem de ser transmitido de geração em geração sob pena de se perderem as nossas tradições, os nossos costumes”, disse Joaquim Barreto salientando que “as atividades no mundo rural têm retorno” económico, demográfico e ambiental.

PROGRAMA

1 DE MARÇO – sexta-feira
17:00h – Abertura da XXIII Festa da Orelheira e do Fumeiro
    - Atuação de um grupo de cantares ‘Os Amigos de Cabeceiras’
21:30h – Animação de teatro, promovida pelo CTCMCB
24:00h – Encerramento

2 DE MARÇO – sábado
10:00h – Abertura
14:30h – Animação musical com o grupo de concertinas ‘SDF – Cabeceiras de Basto’
15:30h – Atuação do Rancho Folclórico ‘Os Camponeses de Arosa’
21:00h – Demonstração de coreografias:
- Centro de Dança “Corpo e Movimento”
    - Clube Desportivo de Cabeceiras de Basto – Grupo de Ballet e Dança Contemporânea
    - Academia Sempre em Forma – Grupo de Dança ‘Dance Kids’ e ‘Top Dance’
- Cantares ao Desafio – Lopes de Travassô, Carvalho de Cucana e Adília de Arouca
24:00h – Encerramento

3 DE MARÇO – domingo
10:00h – Abertura
14:30h – Demonstração do Jogo do Pau - ‘Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim’ – ARDCA
- Leilão de Orelheiras
- Atuação de grupo musical ‘Augusto Canário e Amigos’
19:00h – Encerramento

4 DE MARÇO – segunda-feira
9:00h – Abertura
11:30h - Encerramento

Adicionar comentário

Scroll