Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Centro de Teatro continua a promover a cultura Cabeceirense

Três vereadores do IPC votaram contra

8 de fevereiro de 2019
CTCMCB levou 'O Baile' aos Claustros do Mosteiro - Arquivo 2018
Na sequência das principais deliberações da reunião de câmara de 25 de janeiro, o Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou por maioria, com três votos contra dos vereadores do IPC, o protocolo de colaboração com a Associação ‘No Encalço de Ideias’ para dinamização do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
O protocolo para a execução de um plano de desenvolvimento cultural a realizar no Município, durante o ano de 2019, tem como objeto a atribuição de um apoio financeiro e logístico no montante de 75 mil euros, estando, assim, garantida a continuidade do Centro de Teatro na promoção e afirmação da cultura Cabeceirense aquém e além-fronteiras.

De salientar que a celebração do protocolo mereceu quatro votos favoráveis do PS e três votos contra dos vereadores do IPC que apresentaram uma declaração de voto, elencando os motivos dessa votação: “investimento nitidamente desproporcional” e “um evidente exagero”.

A realidade é que as extraordinárias e inspiradoras produções do Centro de Teatro continuam a arrebatar numeroso público que tem assistido aos inúmeros espetáculos promovidos pelo CTCMCB, o que é bem demonstrativo do interesse dos Cabeceirenses por este projeto que tem vindo a ser amplamente acarinhado pelas pessoas, um projeto de sucesso que a Câmara Municipal não pode, por isso, deixar de apoiar.

De destacar que o CTCMCB conta com a participação e formação efetiva de cerca de duas centenas de crianças, jovens e adultos do concelho de Cabeceiras de Basto, tendo como principal objetivo dar continuidade ao projeto de formação artística onde se desenvolvem e partilham experiências cénicas com diferentes grupos e associações locais, uma verdadeira aposta na cultura e mais concretamente no teatro mas também na valorização humana e artística dos Cabeceirenses.

As apostas do Município têm sido, ao longo dos anos, transversais a todos os setores de atividade, e a cultura não é exceção.

O CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto continua a promover a cultura ao seu melhor nível. Numa perspetiva da arte ao encontro da comunidade, tem sido desenvolvido um excelente trabalho no campo cultural e artístico concelhio, a que o CTCMCB pretende dar continuidade indo, desta forma, ao encontro das pessoas e das instituições culturais, através da promoção de um conjunto de ações capazes de contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade ao confrontá-la com novas manifestações artísticas e sensibilizá-la para a articulação das artes com o seu quotidiano.

O Centro de Teatro tem aprofundado estudos e universalizado a cultura rural na procura de novas linguagens e técnicas de comunicação, bem como na aproximação de agentes culturais e sociais, com enfoque especial nas gentes da terra. O CTCMCB trabalha as memórias, as tradições e o património material e imaterial. Não só faz a recolha dos aspetos que envolvem o nosso património imaterial, como o tratam e divulgam.

O Centro de Teatro assume-se como um projeto inclusivo, intergeracional, envolvente e comunitário que pretende ser impulsionador de um processo de transformação cultural na sociedade, ancorado ao Município de Cabeceiras de Basto. De destacar igualmente a colaboração do Centro de Teatro com as freguesias, o movimento associativo e outras instituições, e também com o Agrupamento de Escolas, designadamente promovendo a integração de algumas crianças e jovens.

O Centro de Teatro que surgiu em 2012 tem vindo, ano após ano, a reafirmar no concelho a forte aposta que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver na cultura, criando em conjunto um elevado nível de programação cultural e artística.

Adicionar comentário

Scroll