Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Coro dos Bombeiros venceu 23ª edição do Concurso de Janeiras

Grupo Coral de S. Martinho do Arco de Baúlhe e Cantadores do Grupo Desportivo de Cavez foram segundos e terceiros, respetivamente

29 de janeiro de 2019
Coro dos Bombeiros vence 23ª edição do Concurso de Janeiras
O Coro dos Bombeiros e Associados venceu dia 27 de janeiro, a 23ª edição do Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras com uma canção que pela sua musicalidade e originalidade cativou o público e o júri do concurso. O evento contou com a participação de 22 grupos, sete dos quais que estiveram a concurso e os restantes 15 que marcaram presença no encontro, proporcionando, assim, ao público presente um verdadeiro encontro intergeracional e cultural.
Em segundo lugar classificou-se o Grupo Coral de S. Martinho do Arco de Baúlhe e, em terceiro lugar, os Cantadores do Grupo Desportivo de Cavez, num evento que teve como palco o Pavilhão Desportivo de Refojos.

Os três primeiros classificados receberam, respetivamente, os montantes de 300 euros (1º classificado), 250 euros (2º classificado) e 200 euros (3º classificado) enquanto os restantes grupos participantes receberam prémios de presença no valor de 60 euros, verba destinada ao associativismo local que desta forma incentiva a participação neste como noutros eventos.

Neste evento que contou com a participação especial do CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto marcaram presença o presidente da Câmara, Francisco Alves, vereadores e presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas do Município e das freguesias.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto pretendeu reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural imaterial como são os Cantares das Janeiras, promovendo a sua recolha e recriação, revelando-se desta forma, também, a vivacidade e vigor do movimento associativo local.

Trajados a rigor, cerca de meio milhar de cantadores e tocadores exibiram em palco os mais variados instrumentos, interpretando os mais genuínos cantares das Janeiras.

Adicionar comentário

Scroll