Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Centenas de crianças das escolas cantaram os Reis

20º Encontro de Cantares de Reis das Escolas do concelho

25 de janeiro de 2019
Centenas de crianças das escolas cantaram os Reis
Mais de 750 crianças do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto proporcionaram esta tarde, dia 25 de janeiro, um belíssimo espetáculo musical no Pavilhão Desportivo de Refojos, naquele que foi o 20º Encontro de Cantares de Reis das Escolas, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pelo Agrupamento de Escolas.
Trajadas à moda antiga e de vozes bem afinadas, as crianças cantaram e encantaram o numeroso público que se associou ao evento, interpretando os mais genuínos cantares dos reis. A plateia vibrou com o brilhante espetáculo, aplaudindo as atuações com grande entusiasmo.

De destacar o grande envolvimento das crianças, pais, professores, educadores e funcionários neste evento de grande sucesso e de grande mobilização.

Pelo palco do Pavilhão Desportivo de Refojos passaram 11 grupos constituídos pelas crianças do pré-escolar e pelos alunos da Escola Básica do Arco de Baúlhe, da Escola Básica Padre Dr. Joaquim dos Santos, da Escola Básica Profª. Filomena Mesquita, da Escola Básica de Cavez e da Escola Básica de Pedraça.

A iniciativa teve como objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, promovendo a recolha e recriação dos cantares dos reis por parte das escolas e dos seus alunos. Pretendeu-se também preservar a memória coletiva do passado, enriquecer o presente e solidificar o futuro.

O 20º Encontro de Cantares de Reis das Escolas contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, dos vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, do presidente da Junta de Freguesia de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, da Profª Fátima Chaves em representação da direção do Agrupamento de Escolas, bem como de muitos familiares dos pequenos reis das escolas e público em geral.

De salientar que todos os grupos participantes receberam um prémio de presença no valor de 60 euros para a aquisição de material didático-pedagógico.

Adicionar comentário

Scroll