Conteúdo

Cabeceiras de Basto promove cantares dos Reis e das Janeiras

Reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural

24 de janeiro, 2019
Crianças das Escolas cantaram os Reis - Arquivo 2018
Realiza-se amanhã, dia 25 de janeiro, o 20º Encontro de Cantares de Reis das Escolas, uma iniciativa que decorre no Pavilhão Desportivo de Refojos, a partir das 14h00, e que vai juntar 11 grupos constituídos pelos alunos das escolas básicas e dos jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, num total de mais de 750 crianças.
No domingo, dia 27 de janeiro, realiza-se, no mesmo local, a partir das 14h30, o 23º Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras que levará ao palco 22 grupos, 15 que participam no Encontro e 7 que se apresentam a concurso.

Ambas as iniciativas têm como objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, promovendo a recolha e recriação dos cantares, quer por parte das associações/instituições, quer por parte das escolas e dos seus alunos.

Todos os grupos participantes no Encontro de Cantares de Reis das Escolas receberão um prémio de participação no valor de 60 euros.

No Concurso das Janeiras serão distinguidos os três primeiros classificados do concurso com prémios pecuniários no montante de 300, 250 e 200 euros, respetivamente. Os restantes grupos participantes no encontro receberão 60 euros.

Os grupos participantes no concurso serão classificados por um júri nomeado para o efeito tendo em conta a originalidade/recolha da letra e música; execução musical; vocalização (forma e modo de cantar); apresentação em palco e adequação de trajes: tradicional ou farda de gala.

Os temas devem ser tradicionais ou originais, adequando a letra e a música ao espírito dos Cantares das Janeiras, indo ao encontro das suas formas mais genuínas e autênticas concretizadas na antiguidade dos cantares, na riqueza e na adequação dos instrumentos e trajes.

Os grupos participantes devem apresentar-se devidamente trajados e com instrumentos adequados à iniciativa.
Scroll