Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Projeto de Requalificação Urbana da Avenida Capitão Elísio de Azevedo

Obra permitirá a requalificação da área central da vila do Arco de Baúlhe

14 de janeiro de 2019
Avenida Capitão Elísio de Azevedo - cartografia
O Executivo Municipal ratificou, por maioria, na sua última reunião do passado dia 11 de janeiro, o Projeto de Requalificação Urbana da Avenida Capitão Elísio de Azevedo para o qual foi já apresentada uma candidatura a fundos comunitários - Norte 2020, designadamente ao Aviso Norte-06-2018-27 referente ao Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).
Com um montante global de investimento superior a 2,2 milhões de euros, a obra permitirá a requalificação da área central da vila do Arco de Baúlhe caracterizada por um extenso arruamento com grande concentração comercial e elevada densidade habitacional. A obra compreende uma vasta zona de intervenção que integra o nó viário do Arco de Baúlhe, estendendo-se pela Avenida Capitão Elísio de Azevedo até ao entroncamento com a Rua da Cerca Nova. Será também beneficiado o jardim público junto àquele nó viário.

O projeto dá primazia à circulação de peões, sendo assegurada, em toda a sua extensão, a circulação a pessoas com mobilidade reduzida, recorrendo-se para o efeito à elevação de passadeiras, à construção de passeios largos e acessibilidade a todos os edifícios existentes ao longo da Avenida Capitão Elísio de Azevedo.

De acordo com a memória descritiva, a praça central/jardim será reorganizada de modo a possibilitar a permanência dos arcoenses e visitantes neste local que pretende ser um espaço multifuncional com novo mobiliário urbano e espaços ajardinados. A dinâmica do atual jardim será, assim, rejuvenescida pela instalação de um anfiteatro e a deslocação da atual paragem de autocarros e da praça de táxis para esta zona.

O nó viário, que se transformará numa verdadeira praça, é um dos elementos relevantes da vila do Arco de Baúlhe de ligação da EN 206 à saída para a A7, através da Avenida Capitão Elísio de Azevedo, mas também de ligação destas vias à EN 205.

A obra de requalificação urbana da Avenida Capitão Elísio de Azevedo juntamente com a obra de beneficiação do Campo do Seco constituem as duas grandes intervenções no âmbito da regeneração urbana previstas no Orçamento para este ano de 2019.

Adicionar comentário

Scroll