Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Bienal Internacional de Flauta Transversal

Local
Mosteiro de S. Miguel de Refojos

Data
de 06/12/2018 a 09/12/2018

Bienal Internacional de Flauta Transversal
Exposição de Flautas
Master Classes
Concertos

Comissariado
flautista Adriana Ferreira (Orquetsra da Academia Nacional de Santa Cecília de Roma)

Participação especial
flautista Ana Maria Ribeiro (Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música)
Banda Cabeceirense

Mensagem | Presidente da Câmara

É com imenso orgulho que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto organiza a Bienal Internacional de Flauta Transversal, aquele que considero um dos maiores eventos do programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ que tem como grande objetivo divulgar o vasto e rico Património Cabeceirense, cujo expoente máximo é o Mosteiro de S. Miguel de Refojos.

Sob o alto patrocínio artístico da notável flautista Cabeceirense Adriana Ferreira, a Bienal Internacional de Flauta Transversal assume-se como um evento de excelência e de grande relevância no panorama cultural do nosso concelho.

Este evento que contempla uma distinta programação musical e pedagógica com a realização de concertos, master classes e, ainda, uma exposição de todos os tipos de flautas, é simultaneamente o reconhecimento à flautista Adriana Ferreira. A ela agradecemos todo o empenho, dedicação e disponibilidade para concretizarmos esta Bienal Internacional de Flauta Transversal que esperamos que seja do agrado de todos, excecional e sublime.

Manifesto igualmente, em meu nome pessoal e em nome da Câmara Municipal, o nosso agradecimento aos flautistas, orientadores e professores Ana Maria Ribeiro e Michel Bellavance, bem como à pianista Isolda Crespi, que aceitaram o desafio que a comissária Adriana Ferreira lhes lançou de estarem com ela e connosco em Cabeceiras de Basto neste magnífico evento.

Um agradecimento também à Academia de Música de Cabeceiras de Basto e à Banda Cabeceirense pela colaboração e participação neste evento.



Mensagem | Adriana Ferreira

É para mim uma honra ser Comissária desta primeira Bienal Internacional de Flauta Transversal a realizar em Cabeceiras de Basto. Agradeço à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto a organização do evento, que não seria possível sem o trabalho incansável da Academia das Emoções e a colaboração da Academia de Música e da Banda Cabeceirense.

Será também uma honra para mim, enquanto Cabeceirense, ter na minha terra um núcleo “flautístico” importante, contando com a professora Ana Maria Ribeiro e o professor Michel Bellavance, reconhecidos flautistas e pedagogos, para orientar um leque de flautistas participantes nas várias Masterclasses; e a pianista Isolda Crespi no Concerto de professores. 

Esta é sem dúvida uma forma relevante de afirmar Cabeceiras de Basto num plano artístico, mas também de celebrar a arte, a música e a flauta transversal mais especificamente, com toda a seriedade, empenho e brilho. Muito obrigada a todos os participantes e a todos os envolvidos, seremos sem dúvida e mais uma vez, muito felizes, com a nossa arte.

 


PROGRAMA DA BIENAL

A Bienal Internacional de Flauta Transversal decorrerá de 6 a 9 de dezembro de 2018 em Cabeceiras de Basto e apresenta o seguinte programa:

Quinta-feira (dia 6 dez.)
18h00 - Receção, pelo Presidente da Câmara e Vereadora da Cultura, no Salão Nobre dos Paços do concelho, da Comissária Adriana Ferreira e convidados.
21h15 - Inauguração da Exposição de Flautas (Mosteiro de São Miguel de Refojos)

Sexta-feira (dia 7 dez.)
09h00 - Encontro, no Mosteiro, dos 16 flautistas nacionais/internacionais convidados. Receção aos músicos participantes
09h30 - Início das Masterclasses (Academia de Música)
13h30 - Almoço
15h00 - Reinício das Masterclasses (Academia de Música)
16h30 - Trabalho Individual (Academia de Música)
19h30 - Jantar
21h15 - Concerto Inaugural, com a participação de Adriana Ferreira, Ana Maria Ribeiro e Michel Bellavance, acompanhadas da pianista Isolda Crespi Rubio (igreja do Mosteiro)

Sábado (dia 8 dez.)
09h00 - Visita cultural ao Mosteiro de São Miguel de Refojos
09h30 - Masterclasses (Academia de Música)
13h30 - Almoço
15h00 - Masterclasses (Academia de Música)
17h30 - Trabalho Individual (Academia de Música)
19h00 - Ensemble pelo grupo de participantes executantes nas Masterclasses e Cerimónia de entrega dos certificados de participação (Casa do Tempo)
20h30 - Jantar
21h30 - Encontro de Flautistas e visita à Banda Cabeceirense
 
Domingo (dia 9 dez.)
09h30 - Ensaio geral para o Concerto Final (Igreja do Mosteiro)
11h00 - Concerto de Encerramento com a participação dos Orientadores e participantes, acompanhado da Banda Cabeceirense (Igreja do Mosteiro)
 Master Classes da Bienal de Flauta
Cartaz das Master Classes da Bienal de Flauta
Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll