Museu das Terras de Basto comemorou Dia Internacional dos Museus
Palestra «Obras Públicas do Estado Novo no Distrito de Braga entre 1930-1945: uma abordagem através da Imprensa Regional»
22 de maio, 2015
O Museu das Terras de Basto dedicou dois dias à celebração do Dia Internacional dos Museus. No dia 21 de maio, a automotora ME5, construída em 1948, nas Oficinas Gerais de Santa Apolónia e movida a gasolina, saiu "à linha", desfilando e encantando miúdos e graúdos que se divertiram à brava com esta experiência.
Esta automotora, a par das carruagens reais e de outras máquinas a vapor, integram o espólio do Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe do Museu das Terras de Basto.
No dia 20 de maio, cerca três dezenas de pessoas assistiram à comunicação do Dr. Pedro Coelho de Azevedo, intitulada ‘Obras Públicas do Estado Novo no Distrito de Braga entre 1930-1945: uma abordagem através da Imprensa Regional’, uma investigação baseada na imprensa de âmbito regional que permitiu um maior conhecimento sobre a importância das obras públicas do Estado Novo bem como o seu impacto na região.
Desta forma, mais de uma centena de pessoas, entre crianças e adultos, designadamente um grupo de holandeses e suíços, assistiram e participaram nas comemorações do Dia Internacional dos Museus no Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe do Museu das Terras de Basto, que se revelaram um grande sucesso.