Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Escola da Ferreirinha vence Concurso «Uma Aventura Literária 2015»

Texto foi criado com base numa visita guiada ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos

30 de abril, 2015
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto congratula-se com a atribuição do 1º Prémio Nacional do Concurso ‘Uma Aventura… Literária 2015’ aos alunos do 3º e 4º ano – Turma C 2 – da Escola Básica da Ferreirinha, da freguesia e vila de Cavez. De destacar que em nove anos, a EB1 da Ferreirinha conquistou dois primeiros prémios e um segundo prémio no concurso patrocinado pela Editorial Caminho.
O texto original intitulado "Uma Aventura no Mosteiro de S. Miguel de Refojos" destacou-se de entre os mais de 10 mil trabalhos individuais e de grupo, num total de centenas de escolas do ensino básico e secundário espalhadas por todo o país.

O trabalho dos alunos orientados pela professora Maria da Glória Sousa mereceu rasgados elogios do júri do concurso que enalteceu não só a “qualidade do trabalho”, como reconheceu “a dedicação e empenho” de todos os professores envolvidos neste concurso.
Como prémio, as crianças de Cavez verão a sua história/aventura publicada num dos livros da coleção ‘Uma Aventura’ escrito pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
A cerimónia pública de entrega dos prémios está agendada para o dia 2 de junho na Feira do Livro em Lisboa (Parque Eduardo VII).

Esta é a terceira vez que a EB1 da Ferreirinha alcança um lugar de destaque no concurso ‘Uma Aventura... Literária’. Em 2012, os alunos do 2º e 4º anos classificaram-se em segundo lugar a nível nacional e, em 2006, a EB1 de Cavez viu o seu texto intitulado ‘Uma Aventura Mágica’ ser merecedor do primeiro prémio do concurso, cuja história foi publicada no livro ‘Uma Aventura no Labirinto Misterioso’.

Esta é mais uma distinção que engrandece a Escola de Cavez e o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, que continuarão a fomentar a criatividade nos seus alunos.

O texto ‘Uma Aventura no Mosteiro de S. Miguel de Refojos’ foi criado com base numa visita guiada ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, candidato a Património Cultural da Humanidade da UNESCO.

De acordo com a professora Glória, o objetivo principal é fomentar a criatividade dos alunos, levando-os a escolher personagens e espaços e a criar uma história que cative o leitor.

“Este prémio é um estímulo” para os alunos continuarem a inovar, considerou a professora.
Estão pois de parabéns todos os alunos, a professora e a escola que alcançaram, com êxito, os seus objetivos e ajudaram a promover o concelho de Cabeceiras de Basto além-fronteiras
Scroll