Câmara aprofunda história do Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Deliberações da última reunião do executivo municipal
16 de março, 2015
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas na última reunião camarária (13 de março) realizada sob a presidência de Francisco Luís Teixeira Alves, o executivo cabeceirense decidiu avançar com a solicitação de vários pareceres prévios para a prestação de serviços especializados que visem aprofundar o conhecimento sobre a história do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
‘Estudo sobre a relação do Mosteiro de S. Miguel de Refojos com os Mosteiros da Congregação Beneditina Portuguesa’; ‘Enquadramento Arquitetónico e Urbano do Mosteiro de S. Miguel de Refojos com incidência no edificado construído/transformado sobre influência dos emigrantes «Torna Viagem»‘; ‘Estudo sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos – no domínio da História da Arte’; bem como, um projeto de design de comunicação ‘Cuidando do passado e perspetivando o futuro’ são algumas das matérias objeto de futura contratualização tendo em vista investigar e aumentar o conhecimento sobre o património histórico e artístico deste belo monumento concelhio, no âmbito da candidatura em curso do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património Cultural da Humanidade - UNESCO.
Nesta reunião, o executivo municipal decidiu ainda, celebrar um protocolo com a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, tendo em vista estabelecer o sistema de pagamentos eletrónicos a utilizar pelo Município na cobrança de taxas e serviços disponibilizados no Balcão do Empreendedor, bem como, os mecanismos de atualização e taxas e outros conteúdos informáticos. O Município utilizará assim, o sistema Multibanco comum no país através da Plataforma de Pagamentos da Administração Pública (PPAP), na cobrança de taxas relativas a serviços disponibilizados no Balcão Empreendedor.
No decurso da reunião, o executivo municipal decidiu celebrar dois protocolos de cedência temporária das instalações das Antigas Escolas Básicas de Celeirô e de Busteliberne, na freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) tendo em vista a utilização destes espaços devolutos para a realização de atividades de apoio à população. Os presentes protocolos sobem agora à Assembleia Municipal para aprovação.
Por fim, o executivo municipal ratificou os apoios, logístico e de cedência de transporte, prestados à Associação Contacto Futsal no âmbito da realização do VI Torneio ‘Município de Cabeceiras de Basto’, bem como autorizou a cedência do espaço da Casa da Juventude à ACBO – Associação de Comedores e Bebedores de Outeiro, para a realização do convívio anual de sócios a promover por esta coletividade no próximo dia 18 de abril.