Crianças dão voz aos Reis em Cabeceiras de Basto
Grupos receberam prémio de participação para a aquisição de material didático-pedagógico
26 de janeiro, 2015
Cerca de um milhar de crianças participaram na tarde do dia 23 de janeiro, na 16.ª edição do Encontro de Cantares dos Reis das Escolas, uma iniciativa promovida pelo Município de Cabeceiras de Basto em colaboração com o Agrupamento de Escolas deste concelho.
O evento, que juntou os professores, educadores e auxiliares do Agrupamento de Escolas, contou com a presença da vereadora da Educação, Dra. Isabel Coutinho, do vereador Prof. Mário Leite e da diretora do Agrupamento, Dra. Céu Caridade.
Pelo palco montado no Pavilhão Desportivo de Refojos passaram, assim, ‘Os Sininhos’, ‘Os Din Don Din’, ‘A Gruta’, ‘Chaminé’, ‘Os Reis’, ‘Os Pastores’, ‘Pedracinhas’, ‘Os Reizinhos’, ‘Os Reizolas’, ‘Estrelinhas de Janeiro’, ‘Reizinhos’, Os Pequenos Reis de Gondarém’, ‘Os Reis’ do Arco de Baúlhe e a Escola Básica de Cavez, num total de 14 grupos em representação de oito estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, designadamente o Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, a Escola Básica de Pedraça, o Jardim de Infância Prof.ª Filomena Mesquita, a Escola Básica Prof.ª Filomena Mesquita, a Escola Básica do Arco de Baúlhe, o Jardim de Infância de Santa Senhorinha, a Escola Básica de Cavez e a Escola Básica de Gondarém. Marcaram, também, presença neste certame as crianças dos Jardins de Infância da Cumieira e de Bucos.
Com trajes alusivos à temática, os petizes entoaram as mais características e tradicionais melodias, dando as boas-vindas ao novo ano, revivendo uma vez mais a tradição, defendendo o património cultural concelhio e preservando a memória coletiva do passado que enriquece o presente e solidifica o futuro.
Na oportunidade, a vereadora da Educação, Dra. Isabel Coutinho, agradeceu o envolvimento dos alunos, professores e educadores neste evento, enaltecendo a sua animada e empenhada participação.
No final, a todos os grupos foi entregue um prémio de participação no valor de 60 euros para a aquisição de material didático-pedagógico.