Município dinamiza GIP - Gabinete de Inserção Profissional
Deliberações da última reunião do executivo municipal
9 de janeiro, 2015
Sob a presidência do Dr. Serafim China Pereira reuniu hoje, dia 9 de janeiro de 2015, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Dos assuntos tratados, destaque para a decisão do executivo em emitir parecer favorável à contratação da prestação de serviços de um animador no âmbito da dinamização do GIP – Gabinete de Inserção Profissional.
Trata-se de uma estrutura, criada em articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) cuja autorização para funcionamento foi prorrogada até finais de 2015, tornando-se por isso necessário um animador para dar continuidade ao serviço prestado neste gabinete então protocolado com o IEFP, com o objetivo principal de apoiar jovens e adultos do município que se encontrem em situação de desemprego na definição ou desenvolvimento de ações no âmbito do seu percurso de inserção ou reinserção profissional.
Das atividades dinamizadas neste Gabinete destaque para: prestação de informações sobre medidas de apoio ao emprego, de qualificação profissional, validação e certificação de competências e empreendedorismo; apoio à procura ativa de emprego; captação de ofertas junto das entidades promotoras; divulgação de ofertas de emprego; acompanhamento personalizado aos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional; integração em ações de formação.
De referir que este Gabinete de Inserção Profissional que, tem como destinatários da sua atividade os jovens e os adultos desempregados e/ou em risco de isolamento, está localizado no edifício central da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em plena Praça da República, prestando serviços de segunda a sexta-feira das 9h às 13h e das 14h às 18h e dependendo diretamente da Divisão de Apoio aos Munícipes e aos Órgãos Autárquicos.
Nesta reunião o executivo municipal decidiu também ratificar a cedência de transporte à Associação Contacto Futsal Clube, para participar num jogo disputado em Tabuaço a contar para o Campeonato Nacional de Futsal Sub-20.
Por fim, o executivo decidiu renovar a parceria estabelecida com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa no âmbito do programa Eco-Escolas, desta feita para o ano letivo 2014/2015.
Recorde-se que o Programa Eco-Escolas resulta de uma parceria estabelecida entre as escolas e as Autarquias e, neste concelho, tem vindo a ser desenvolvido através do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto assumindo-se como uma mais-valia em termos pedagógicos na defesa do ambiente.
Face ao exposto, o executivo decidiu renovar a sua participação neste projeto dinamizado pela ABAE, não acarretando a mesma custos significativos para a Autarquia.