Conteúdo

CTCMCB prossegue dinamização de projeto de transformação cultural

Deliberações da última reunião do executivo municipal

16 de dezembro, 2014
CTCMCB - Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto prossegue dinamização de projeto de transformação cultural
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas em reunião camarária realizada sob a presidência do Dr. China Pereira, no passado dia 12 de dezembro, o executivo municipal decidiu adjudicar a prestação de serviços à ‘No Encalço de Ideias - Associação’, tendo em vista prosseguir com a dinamização do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB).
Trata-se de um projeto inclusivo, intergeracional, envolvente e comunitário, que pretende continuar a ser impulsionador de um processo de transformação cultural encetado na sociedade cabeceirense, envolvendo a comunidade e os seus agentes, ancorado ao Município de Cabeceiras de Basto.

O CTCMCB abrange atualmente cerca de duas centenas de pessoas – crianças, jovens e menos jovens -  que participam com regularidade em diferentes ações, seja na produção de espetáculos, seja nas diversas oficinas que dinamiza sob a direção artística de Joana Veloso, Roberto Moreira, Armando Luís e Neto Portela, equipa que tem vindo a desenvolver um excelente trabalho no campo cultural.

De referir que o Centro de Teatro surgiu em 2012 com o objetivo de reafirmar no concelho uma forte aposta municipal na cultura, criando em conjunto um elevado nível de programação cultural e artística.

A partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico para a comunidade, foram alargadas e diversificadas as ações do Centro de Teatro para espectadores de todas as idades tendo como base de trabalho e criação, uma linguagem que vai ao encontro da tradição oral, preservando e revitalizando a identidade cultural da Região de Basto.

Um dos aspetos que tem caracterizado o trabalho dos artistas envolvidos é a capacidade de aprofundar estudos e universalizar a cultura rural, na procura de novas linguagens e técnicas de comunicação, bem como na aproximação de agentes culturais e sociais, com enfoque especial nas gentes da terra.

Estudar e conhecer o património cultural das Terras de Basto; desenvolver atividades ligadas à promoção cultural e patrimonial que conciliem artes do espetáculo e novas formas de arte contemporânea; ir ao encontro da tradição oral; desenvolver oficinas de jogos dramáticos e interpretação teatral; desenvolver atividades de formação pedagógica; disseminar a cultura no território; envolver a comunidade das diversas faixas etárias, associações recreativas e projetos sociais e culturais através da partilha de saberes, memórias, vivências e experiências, estimulando-a para a transformação e reinvenção em novas linguagens artísticas e cénicas, são alguns dos objetivos que o CTCMCB se propõe concretizar. Ao longo de 2015 destaque, entre outras ações e iniciativas, para: a criação de espetáculos no âmbito da Festa da Orelheira e do Fumeiro, Feira do Cavalo, Feira e Festas de S. Miguel de Refojos; divulgação do flash pub; participação e colaboração nas exposições temporárias; intervenções teatrais nas comemorações do 25 de Abril, Dia Mundial da Criança, Dia Mundial da Árvore, Semana da Cultura e da Educação, Passeio Literário, Encontros com a História do Mosteiro de S. Miguel de Refojos; idealização, programação e acompanhamento do Cortejo Etnográfico; participação nas Marchas Populares; entre outras ações de descentralização do teatro em todo o concelho.  

O CTCMCB pretende assim, dar continuidade ao trabalho até aqui desenvolvido, indo ao encontro das pessoas, integrando-se com a vida, com o quotidiano e com as instituições culturais, através da promoção de um conjunto de ações capazes de contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade ao confrontá-la com novas manifestações artísticas e sensibilizá-la para a articulação das artes com o seu quotidiano.

De referir que este Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, se encontra sedeado no edifício da Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações, espaço onde dinamiza também, as diferentes oficinas e os diversos projetos em curso.
 
Scroll