Conteúdo

Santa Senhorinha de Basto é tema de tertúlia na Casa do Tempo

No âmbito do ciclo de tertúlias oromnovidas pela Casa do Tempo

4 de dezembro, 2014
Santa Senhorinha de Basto é tema de tertúlia na Casa do Tempo
‘Santa Senhorinha de Basto: a sua vida e o seu culto’ é o tema da 5.ª tertúlia a realizar amanhã, dia 5 de dezembro, pelas 21h30m, no âmbito de um Ciclo que a Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto está a promover bimensalmente desde janeiro de 2014, no auditório daquele equipamento municipal. Este quinto encontro conta com os seguintes oradores.
Maria Helena Alvim, natural da freguesia de Basto, docente universitária e mestre em história Contemporânea. Colaboradora da ARPPA – Associação Regional de Proteção do Património Cultural e Natural, da ADAP_BASTO – Associação de Defesa do Ambiente e do Património de Cabeceiras de Basto e da APIHM – Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres, da qual é presidente. Helena Alvim integrou a comissão científica das comemorações dos 500 anos do Foral manuelino atribuído a Cabeceiras de Basto e colaborou com a monografia ‘Cabeceiras de Basto: História e Património, com um texto alusivo à Casa do Forno da qual é proprietária na referida freguesia de Basto.

Pedro Vila Boas Tavares, Doutor em Letras é especialista em Cultura Portuguesa. Entre outras atividades é autor de vários artigos em revistas nacionais e internacionais dos quais se destaca ‘Senhorinha de Basto: Memórias Literárias da Vida e Milagres de uma Santa Medieval’. Colaborou também na última edição da monografia de  Cabeceiras de Basto e tem sido participante assíduo nas iniciativas municipais, nomeadamente, nas ‘Memórias do Território’.

O Padre Luís Baeta é outro dos oradores convidados. Licenciado em Teologia exerce a sua atividade no arciprestado de Cabeceiras de Basto, mais precisamente nas paróquias de Basto, Passos, Alvite e Pedraça.

Por fim, Sandra Baeta, natural de Esposende, é responsável pela criação e administração da página de internet dedicada a Santa Senhorinha, demonstrando grande interesse pelo estudo da sua vida.  

Convidados para este serão cultural, estão também o Presidente da Câmara, Dr. China Pereira a quem cabe moderar o debate e partilhar com o público presente a sua visão sobre a importância da história local, nomeadamente Santa Senhorinha de Basto, outrora importante centro de peregrinação da região, que sendo um importante local de culto  é também um motivo de atração de visitantes e ponto de encontro da população.

Ao longo deste serão cultural, os presentes terão ainda oportunidade de visualizar o filme sobre a vida de Santa Senhorinha de Basto, realizado para o programa ‘Santos de Portugal’, da RTP2 (2012) e ouvir a atuação do Coro Adulto de Santa Senhorinha de Basto.

A tertúlia ‘Santa Senhorinha de Basto: A sua vida e o seu cultor’ é organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Casa do Tempo.
Scroll