Semana da Cultura e da Educação prossegue em Cabeceiras de Basto
Feira do livro e entrega de prémios do concurso literário conto infantil nos Claustros do Mosteiro
24 de outubro, 2014
GNR’s de ‘palmo e meio’ participaram ontem, dia 23 de outubro, no simulacro de uma operação de STOP, promovido no âmbito da Semana da Cultura e da Educação que está a decorrer em Cabeceiras de Basto desde segunda-feira até ao próximo domingo, dia 26 de outubro.
A iniciativa realizou-se numa das principais artérias da vila cabeceirense, onde os automobilistas foram sensibilizados pelos petizes para a segurança rodoviária, sob a orientação da GNR local e organização da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).
Ontem, o dia ficou ainda marcado pela cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos do Quadro de Honra do 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, cerimónia que se repete esta noite mas destinada aos alunos do 3.º ciclo.
Também hoje à noite, pelas 21h30m, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, será apresentado ao público o livro do autor local José da Costa Oliveira. Sob o tema ‘A Morgada da Rua do Almada’, o autor conta-nos a história de José Pedro e Ana Luísa. “Ela era filha única de um conceituado comerciante de ferragens da Rua do Almada, da cidade invicta” licenciada em filologia românica pela Universidade do Porto e Professora do ensino secundário, ele o mais velho dos seis filhos de um casal de agricultores caseiros da margem esquerda do rio Tâmega, freguesia de Atei, concelho de Mondim de Basto.
O romance deste escritor chancelado pela Chiado Editora e que tem como cenário a Escola EB 2.3 Francisco Torrinha, da cidade do Porto, será apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. Serafim China Pereira.
Nesta semana dedicada à cultura e à educação, além das exposições, atividades de promoção da leitura, recitais, hora do conto, ateliês e ações de sensibilização, ‘Livros de mão em mão’, ‘Leituras partilhadas’, Feira de Outono, teatro, oficinas de artes plásticas e jogos didáticos, entre outras atividades culturais, educativas e lúdicas integraram o programa que durante a semana foi dirigido sobretudo aos alunos e comunidade educativa.
Dirigida também à população em geral, decorre ainda nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, a Feira do Livro no âmbito da qual se realizam amanhã, dia 25 de outubro, sessões de autógrafos com escritores, momentos culturais e musicais diversos, assim como, a mesa redonda onde autores locais estarão à conversa com o público presente, terminando com a apresentação do livro ‘O último adeus’ pela escritora Li Marta.
No domingo, dia 25 de outubro, esta iniciativa encerra com a entrega dos prémios aos vencedores do IX Concurso literário Infantil de Cabeceiras de Basto – Conto Infantil, nos Claustros do Mosteiro.
Recorde-se que, diversos locais deste concelho acolheram a realização de várias atividades ao longo da semana, visando a promoção da cultura e da educação junto da comunidade educativa e da população em geral. Os cabeceirenses puderam ainda visitar duas exposições em locais como a Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto (exposição ‘500 Anos do Foral Manuelino de Cabeceiras de Basto 1514-2014) e a Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe (exposição ‘Cabeceiras minha terra’).
Recorde-se também, que esta foi uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, do Externato de S. Miguel de Refojos, da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, da CPCJ, do Pólo de Formação de Basto e do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB).