Secretário-geral do PS visita Cabeceiras de Basto
Presidente da Câmara explicou as razões da Candidatura
18 de julho, 2014
A convite do Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, António José Seguro, Secretário-geral do Partido Socialista, deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo de Braga e, ainda, Conselheiro de Estado, visitou ontem, dia 17 de julho, o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, monumento beneditino que a Câmara Municipal vai candidatar a Património Cultural da Humanidade da UNESCO.
António José Seguro tomou conhecimento das razões desta Candidatura, enumeradas pelo Presidente da Câmara, Serafim China Pereira, durante a cerimónia de receção ocorrida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, depois de ter efetuado uma visita guiada à Igreja e ao Núcleo de Arte Sacra deste Mosteiro.
O Secretário-geral do PS foi recebido em Cabeceiras de Basto por numeroso público, entre autarcas, dirigentes associativos, outros convidados e população em geral e que o acompanharam nesta visita.
Na oportunidade, o Presidente da Câmara agradeceu a presença de todos e lembrou a promessa feita por António José Seguro quando, em julho de 2013, em Cabeceiras de Basto, na sessão de apresentação da sua candidatura a Presidente da Câmara, se comprometeu a regressar a Cabeceiras quando China Pereira fosse presidente da Câmara. “Ora, essa promessa está hoje cumprida com esta visita”, disse.
“Estou aqui para o apoiar nesse novo desígnio que escolheu para o seu concelho e que a partir de hoje tem mais um apoiante”, disse António José Seguro, dirigindo-se ao autarca Cabeceirense. E prosseguiu: “Esta candidatura representa uma visão de um Presidente de Câmara que aposta na valorização do património da sua terra. E Cabeceiras de Basto e as Terras de Basto necessitam de âncoras, e este Mosteiro pode e deve ser essa âncora porque através dele dinamizam-se o comércio, a restauração, o turismo, enfim um conjunto de atividades que preservam o emprego e criam novas oportunidades”.
“Estou aqui na dupla condição de líder do principal partido da oposição e de deputado eleito pelo distrito de Braga a apoiá-lo nesta iniciativa, a ajudar a dar-lhe o máximo de visibilidade e a colocar-me à sua inteira disposição e da Câmara Municipal para ajudar a que seja concretizado este sonho”, disse António José Seguro.
“Quero expressar-lhe a minha admiração pela forma como dirige esta Câmara Municipal. Para mim é sempre um gosto encontrar Presidentes de Câmara que têm uma forma de liderança democrata que ouvem todos os contributos, quer das pessoas que são eleitas pelo próprio partido quer das pessoas que são eleitas por outros partidos. E essa é uma característica que tem que ser inerente e intrínseca à condição de democrata, mas que aqui quero ressalvar porque conheço a sua maneira de ser, a sua simplicidade, a sua sensibilidade e esta maneira tão importante de agregar contributos e de mobilizar todos aqueles que apesar das diferenças contribuem para o desenvolvimento das suas terras”, concluiu o Secretário-geral do PS.
A terminar a cerimónia e esta visita a Cabeceiras de Basto, o Presidente da Câmara ofereceu ao ilustre convidado um livro sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, da autoria do Frei Geraldo Dias e uma Monografia do concelho.