Município hasteia bandeira da ANMP na passagem dos seus 30 anos
Comemoração inclui um desfile etnográfico pelas ruas de Coimbra
20 de maio, 2014
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto associa-se hoje, dia 20 de maio, à comemoração dos 30 anos da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), tendo para o efeito hasteado a bandeira no edifício dos Paços do Concelho. Considerada “a Casa Comum do Poder Local”, a ANMP foi constituída por escritura pública de 22 de fevereiro de 1985 na Secretaria Notarial da Figueira da Foz, mas o seu Congresso constitutivo teve lugar naquela cidade nos dias 19 e 20 de maio de 1984, considerando-se assim o dia 20 de maio de 1984 como o dia da fundação da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
A Associação tem pautado a sua ação pela crescente exigência de proximidade entre os autarcas eleitos e os cidadãos eleitores, assumindo um papel preponderante na afirmação do Poder Local como um fator de desenvolvimento, corrigindo assimetrias e fortalecendo os laços que unem os portugueses como povo, garantindo a coesão territorial de Portugal.
Para assinalar a celebração dos seus 30 anos, a ANMP promove, hoje, um conjunto de iniciativas com o envolvimento dos 308 associados. Além do hastear das bandeiras nos 308 municípios, está previsto um desfile etnográfico pelas ruas de Coimbra, desfile que tem início na sede da ANMP e que dará a conhecer as inúmeras manifestações culturais promovidas pelas autarquias.
O Poder Local Democrático é uma conquista do 25 de Abril e está constitucionalmente consagrado desde 1976.