Conteúdo

Projeto ‘Raízes’ vence concurso municipal do Desafio Empreendedor

Projeto que representará concelho no Concurso Intermunicipal do Desafio Empreendedor

14 de maio, 2014
Projeto ‘Raízes’ vence concurso municipal do Desafio Empreendedor
Realizou-se no passado sábado, dia 3 de maio, no Centro Empresarial e de Inovação de Basto, sito na antiga Escola Primária da Serra, no Arco de Baúlhe, a final do concurso de Cabeceiras de Basto do Desafio Empreendedor do IN.AVE – Rede de Empreendedorismo do Ave, cujo vencedor foi o projeto ‘Raízes’ desenvolvido pelos jovens Diana Coelho e Nuno Rebelo. Trata-se de um projeto na área do turismo rural, a ser implementado na freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau).
Este é o projeto que representará Cabeceiras de Basto no Concurso Intermunicipal do Desafio Empreendedor, que se realizará no dia 7 de junho em Guimarães. Para além de Cabeceiras de Basto estarão a concurso os projetos apurados nos concelhos de Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

De salientar que nos passados dias 2 e 3 de maio decorreu naquele Centro Empresarial e de Inovação de Basto, em Cabeceiras de Basto, a Oficina de Geração de Ideias que culminou com a apresentação das ideias a um júri – constituído por representantes do Município de Cabeceiras de Basto, da Régie Cooperativa Basto Vida e da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do AVE) – que elegeu o projeto vencedor.

Note-se que o Desafio Empreendedor do IN.AVE – Rede de Empreendedorismo do Ave destina-se a apoiar pessoas que pretendem desenvolver e implementar ideias de negócio, em qualquer um dos municípios do Ave, podendo para o efeito contar com o apoio especializado que a rede disponibiliza.

No âmbito deste desafio foram promovidas oficinas de geração de ideias em cada um dos municípios, bem como um programa de imersão empreendedora, facilitando aos participantes a concretização dos seus projetos empresariais.

A Rede de Empreendedorismo do Ave pretende, assim, dinamizar o ecossistema empreendedor do Ave, favorecendo e criando sinergias no apoio ao empreendedorismo.

O IN.AVE - Rede de Empreendedorismo do Ave procura a mobilização e alinhamento de um conjunto diversificado de Agentes Locais, que apoiam e/ou promovem o Empreendedorismo, para operar em rede e cujo objetivo central é a dinamização do ecossistema empreendedor do Ave, favorecendo e criando sinergias no apoio ao empreendedorismo de base local.

A Rede de Empreendedorismo do Ave surgiu da submissão, por parte da Comunidade intermunicipal do Ave, de uma candidatura ao ON.2 - O Novo Norte, na sequência de um desafio lançado pelo IAPMEI e integra-se no âmbito das Redes Regionais para o Empreendedorismo, de acordo com a Portaria n.º 432-B/2012 de 31 de dezembro da Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Economia e do Emprego.

Scroll