Conteúdo

Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto abriu ao público

Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Alimentar inaugurou o certame

28 de fevereiro, 2014
Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto abriu ao público
Arrancou na tarde de 28 de fevereiro, no Pavilhão Desportivo de Refojos, a 18ª Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto, um certame organizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em colaboração da Basto Vida, que decorre até segunda-feira, dia 3 de março.
O certame foi inaugurado pelo Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Alimentar, Dr. Nuno Brito, acompanhado pelos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira e Eng. Joaquim Barreto, vereadores e demais autarcas das freguesias e do município, entre outros convidados e público em geral.

Depois de uma visita aos 84 produtores/expositores presentes nesta 18ª Festa da Orelheira e do Fumeiro, a comitiva assistiu à apresentação da música promocional do certame interpretada pelos jovens do concelho, que atuaram no palco da festa.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira, depois de cumprimentar todos os presentes, agradeceu a presença do Secretário de Estado nesta sessão de inauguração do certame.

China Pereira destacou como objetivos deste evento a promoção do fumeiro e da gastronomia, assim como a dinamização da economia local e a continuada aposta na tradição, regozijando-se com o facto destas iniciativas representarem um complemento ao orçamento das famílias do nosso concelho.

O autarca referiu também que “a qualidade dos produtos tem sido, ao longo dos anos, uma preocupação da Câmara Municipal”, salientando que o Gabinete de Veterinária assume o acompanhamento de todo o processo, desde a produção/criação dos animais até à confeção do produto final.

O presidente da Câmara Municipal demonstrou a sua satisfação pela adesão ao certame de um grande número de produtores oriundos de concelhos vizinhos, afirmando que “só com sinergias como esta é que conseguimos ganhar dimensão, projetar o nosso produto e promover o desenvolvimento regional”.
China Pereira destacou, ainda, no programa de amanhã, a realização do Concurso de Fumeiro de Basto organizado pela Delegação Regional do Basto Douro, em colaboração com a Câmara Municipal, que visa “credibilizar a marca do fumeiro de Basto”.

Destacando o elevado número de expositores presentes nesta 18ª Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto, o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Alimentar manifestou a sua satisfação por inaugurar este certame, caracterizando-o como “uma feira com uma atividade comercial intensa”, sinal de que “este é um setor atrativo”.

Nuno Brito realçou que “os produtos tradicionais continuam cada vez mais a captar o interesse de todos”, considerando que “há mercado para continuar a crescer nesta área”.

Sublinhando que este “é um certame de sucesso”, Nuno Brito confessou-se particularmente agradado pelo facto de haver cada vez mais jovens a investir neste tipo de atividade e reforçou que ainda hoje foi assinada uma portaria em conjunto com o Ministério da Economia que irá permitir “reduzir um conjunto de exigências que existiam até agora, mantendo, naturalmente, a qualidade da segurança alimentar”.

Sobre esta portaria assinada hoje, o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Alimentar deu como exemplo a possibilidade dos pequenos produtores venderem diretamente os seus produtos à restauração, uma medida que classificou como “um forte apoio aos pequenos produtores, não só no setor da produção, como também no setor da comercialização, que trará necessariamente mais valor e mais emprego ao setor”.

De referir, ainda que a abertura da 18ª Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto foi abrilhantada pela atuação do grupo ‘Os Bravos da Concertina de Refojos’.

Ao longo dos quatro dias de certame, a organização do evento aguarda a visita de 80 mil pessoas.

Scroll