Reis das Escolas (en)cantaram público no Pavilhão Desportivo de Refojos
Reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural
24 de janeiro, 2014
Cerca de 900 crianças protagonizaram esta tarde, dia 24 de janeiro, um magnífico espetáculo musical, onde cantaram os reis aos professores, educadores, pais e avós que se associaram à iniciativa promovida pelo Município de Cabeceiras de Basto, em colaboração com oito escolas básicas e com os jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.
Ao longo da tarde, pelo palco do Pavilhão Desportivo de Refojos passaram 16 grupos em representação da Escola Básica de Pedraça, da Faia, de Cavez, da Escola Básica Prof. Filomena Mesquita, do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, Centro Escolar do Arco de Baúlhe e, ainda, dos Jardins de Infância de Lameiros e de Olela-Basto.
De vozes afinadas, trajadas à moda antiga, de cestas na mão, cajados e cabaças às costas, as crianças cantaram e encantaram o numeroso público que participou no XV Encontro de Cantares de Reis das Escolas do Concelho de Cabeceiras de Basto.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira, do vice-presidente da Câmara, Francisco Alves, da vereadora da Cultura, Dra. Isabel Coutinho e demais autarcas do município e da freguesia, assim como da diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Dra. Céu Caridade, familiares dos pequenos reis das escolas e público em geral.
À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa teve como objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, promovendo a recolha e recriação dos cantares dos reis, por parte das escolas e dos seus alunos. Pretendeu-se também, preservar a memória coletiva do passado, enriquecer o presente e solidificar o futuro.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira, saudou e felicitou todos os presentes neste 15º Encontro de Cantares de Reis das Escolas, agradecendo o envolvimento e colaboração dos alunos, professores, educadores e colaboradores da Câmara e da Basto Vida neste evento dedicado aos Reis das Escolas.
“Foi um prazer estar aqui convosco neste belíssimo espetáculo e é com enorme satisfação que vejo a alegria destes pequenos reis a cantar”, disse China Pereira, afirmando que esta iniciativa pretende “manter vivas a nossa identidade, as nossas raízes e a nossa cultura”.
De salientar que todos os grupos participantes receberam um prémio de presença no valor de 60 euros para a aquisição de material didático-pedagógico.
No final da iniciativa foi oferecido, a cada criança, um pequeno lanche.