Câmara Cabeceirense distingue antigos autarcas, jovens atletas e funcionário municipal
Com estas ações «estamos a marcar a história recente em relação ao futuro»
21 de outubro, 2013
Realizou-se no final da tarde de 18 de outubro, a cerimónia de descerramento das fotografias dos presidentes de Câmara e da Assembleia Municipal eleitos no pós 25 de Abril em Cabeceiras de Basto, cerimónias estas que decorreram no Salão Nobre e na Sala de Sessões da Assembleia Municipal, na presença dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, da vice-presidente da Câmara Municipal, Margarida Coutinho, homenageados, familiares dos homenageados, entre outros autarcas, convidados e público em geral.
No decorrer da iniciativa foram, ainda, entregues dois votos de louvor aos atletas João Miguel Machado e Luís Miguel Gonçalves, procedendo-se também à homenagem, a título póstumo, ao funcionário a José António Teixeira Mendes com a atribuição da Medalha Municipal de Bons Serviços - Grau Prata.
No Salão Nobre foram descerradas as fotografias dos antigos presidentes da Câmara, entre eles Valdemar Gomes (1794 – 1976 |1977), Gaspar Miranda Teixeira (1977 – 1979) e Mário Campilho (1979 – 1993), enquanto que na Sala de Sessões da Assembleia Municipal se procedeu ao descerramento das fotografias dos antigos presidentes da Assembleia, designadamente José Marques da Cunha (1979 – 1982), Manuel Afonso Pereira (1982 – 1985), Carlos Ângelo Castro (1985 – 1989), José Maia Ramos (1989 – 1993) e Valdemar Gomes (1993 – 2005).
Dois votos de louvor entregues
Durante a cerimónia foram também entregues dois Votos de Louvor, Congratulação e Regozijo. O primeiro ao atleta João Miguel Ferreira Machado, natural de Painzela, pelo êxito conseguido ao integrar a Seleção Nacional de Atletismo IAADS para atletas com Síndrome de Down, a qual se sagrou Campeã da Europa pela segunda vez consecutiva e para a qual o jovem atleta Cabeceirense contribuiu com uma medalha de ouro, uma medalha de prata e duas medalhas de bronze.
O segundo voto de louvor ao atleta Luís Miguel Sousa Gonçalves, natural de Cavez, pelo êxito alcançado ao integrar a Seleção Nacional de Atletismo IAADS para atletas com Síndrome de Down, a qual se sagrou Campeã da Europa pela segunda vez consecutiva e para a qual o jovem atleta Cabeceirense contribuiu com duas medalhas de ouro e duas medalhas de prata.
“São grandes campeões que muito nos orgulham”, disse o presidente da Câmara Municipal, Eng. Joaquim Barreto, dando os parabéns aos jovens e às associações que os acolhem pela forma como “lutam pela vida” apesar das limitações que têm.
Homenagem a título póstumo ao funcionário José António Teixeira Mendes
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em reunião de 22 de agosto de 2013, deliberou por unanimidade atribuir, a título póstumo, a Medalha Municipal de Bons Serviços - Grau Prata, a José António Teixeira Mendes, pelo contributo que deu para a melhoria da qualidade de vida das populações, através da sua atividade profissional ao serviço da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
José António Teixeira Mendes, carinhosamente tratado por ‘Paulo Larocha’ foi trabalhador da Câmara Municipal desde 1987, tendo falecido 2012 vítima de doença grave quando, enquanto assistente operacional, desempenhava as funções de tratador e zelador do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, equipamento público municipal. Foi cantoneiro de vias municipais, lubrificador e operário principal qualificado.
Ao serviço do Município, “Paulo Larocha desempenhou a sua função, com elevado profissionalismo, responsabilidade, dedicação, zelo, empenho, disponibilidade e entrega, dignos de realce e foi exemplo de trabalho em prol da causa pública e dos munícipes”. Com esta homenagem, a Câmara Municipal está a reconhecer os bons e efetivos serviços prestados, no desempenho da atividade profissional ao serviço da comunidade.
“Estamos a marcar a história”
Na sua intervenção, e depois de evidenciar a importância de todos os atos/homenagens realizados durante a cerimónia deste final de tarde, o presidente da Câmara Municipal realçou: “é uma cerimónia repleta de emoção e simbolismo porque expressa a dimensão do poder local e dos autarcas que servem as freguesias e o concelho, assim como o reconhecimento que os autarcas têm para com aqueles que promovem, projetam e valorizam a sua terra”.
Considerando que com estas ações “estamos a marcar a história recente em relação ao futuro”, Joaquim Barreto afirmou: “acreditamos nos valores do poder local”. E confessou: “queria que esta cerimónia fosse uma demonstração do nosso sentido de tolerância, do nosso sentido de reconhecimento para com aqueles que serviram e servem, ainda, Cabeceiras de Basto”.
Neste momento em que cessa um mandato e se abre um novo ciclo político, “consideramos que era importante deixarmos esta marca do reconhecimento, da tolerância e dos valores democráticos do 25 de Abril”, terminou.
Nas suas palavras, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, congratulou-se cos os feitos alcançados pelos jovens atletas homenageados, referindo que “são uma referência para todos nós”.
Na oportunidade, deixou também uma palavra à família de António Mendes, que caracterizou como “um homem bom, trabalhador e sempre disponível”.
Referindo-se ao momento em que foram descerradas as fotografias dos antigos autarcas, China Pereira destacou: “o poder autárquico é uma das grandes conquistas do 25 de Abril, conjuntamente com a liberdade e a democracia. O poder autárquico é o poder de proximidade que responde às necessidades das pessoas e estou certo de que este surto de desenvolvimento que aconteceu de norte a sul de Portugal se deve aos autarcas que foram os gestores das terras por onde passaram e certamente, todos nós, temos um dever de gratidão para com os autarcas”.
E finalizou, afirmando que a colocação das fotografias dos antigos autarcas no Salão Nobre e na Sala de Sessões da Assembleia Municipal “é uma forma de homenagear o poder local”.