Inaugurada estrada de ligação entre os lugares da Uz e Meijoadela
Via é um fator de desenvolvimento do concelho
15 de outubro, 2013
Foi inaugurada no sábado, dia 12 de outubro, a estrada de ligação entre os lugares da Uz (Vilar de Cunhas) e Meijoadela (Riodouro), no concelho de Cabeceiras de Basto. Na cerimónia de descerramento das placas alusivas à efeméride participaram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, os presidentes das Juntas de Freguesia de Vilar de Cunhas e de Riodouro, Manuel Ramos e Serafim Barros Pereira, entre outros autarcas e público em geral.
Ao início da tarde, foi descerrada a placa no entroncamento da nova estrada com a estrada de acesso à aldeia da Uz, freguesia de Vilar de Cunhas, seguindo-se o descerramento da placa no lugar de Meijoadela, freguesia de Riodouro.
A ligação entre estes dois lugares que estavam encravados na serra assume primordial importância para o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng. Joaquim Barreto, que, na oportunidade, recordou os maus acessos existentes, há 20 anos, no concelho, designadamente nas aldeias de montanha, onde a população vivia num estado de algum isolamento.
Em 1994 iniciou-se um percurso que teve como objetivo a melhoria dos acessos por todo o concelho, de que são exemplo as freguesias de Riodouro e Vilar de Cunhas, que assistiram, este fim de semana, ao “fecho desta malha da rede viária”, realçou o edil, considerando que “esta é uma estrada importante para as pessoas que aqui estão” e que “todos devemos ter orgulho na obra que fizemos e que teve como principais beneficiários os cabeceirenses”.
Enumerando algumas das obras mais emblemáticas executadas nas freguesias de Riodouro e Vilar de Cunhas, Joaquim Barreto garantiu: “nós colaborámos com todos e saio de consciência tranquila”.
Ambicionando que o processo iniciado há 20 anos prossiga na senda do progresso e do desenvolvimento, Joaquim Barreto aproveitou a oportunidade para desejar os maiores sucessos a todos os autarcas agora eleitos, agradecendo, também, o apoio de todos aqueles que consigo colaboraram ao longo dos últimos anos.
Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, disse conhecer bem o concelho e o desenvolvimento que foi operado em Cabeceiras de Basto nos últimos anos. “Foi, efetivamente, feito muito trabalho a pensar nas pessoas, a pensar na sua qualidade de vida e bem-estar e também nas acessibilidades, de que é exemplo esta nova estrada entre a Uz e Meijoadela”.
E continuou: “hoje andamos por todo o concelho em estradas pavimentadas e isso deve-se à visão que a Câmara tem daquilo que deve ser o desenvolvimento integrado do nosso concelho, procurando levar o desenvolvimento e o bem-estar a todos os lugares, independentemente da distância a que ficam da vila”.
China Pereira disse, ainda, que “enquanto presidente da Câmara eleito irei continuar com a mesma filosofia, trabalhando para as pessoas e procurando resolver os problemas que as pessoas têm, sendo certo que atravessamos um período difícil mas estamos dispostos a trabalhar”.
Referindo que uma via como esta, acabada de inaugurar, que se constitui como um fator de desenvolvimento, permitindo às pessoas circular com maior facilidade e rapidez, China Pereira felicitou a Câmara Municipal por todo o trabalho realizado ao longo dos últimos 20 anos, por não se esquecer das populações e por cumprir com a palavra e com aquilo que foram os compromissos eleitorais.
“Podem contar comigo para continuar a trabalhar pela nossa terra e pelas nossas gentes”, finalizou China Pereira.
Na oportunidade, os presidentes das Juntas de Freguesia de Vilar de Cunhas e Riodouro, Manuel Ramos e Serafim Barros Pereira, regozijaram-se com a iniciativa, caracterizando esta nova estrada como uma mais valia quer em termos da melhoria das acessibilidades, quer em termos da aproximação entre as populações daqueles dois lugares da serra.