Delegação de Neuville-sur-Saône visita Cabeceiras de Basto
1 de outubro, 2013
O Presidente da Câmara, Eng.º Joaquim Barreto, recebeu ontem no edifício dos Paços do Concelho uma delegação provinda de Neuville-sur-Saône, liderada pelo edil daquela localidade francesa, Jean-Claude Olivier.
Tratou-se de uma visita que decorreu no âmbito da geminação encetada em 1997 entre os Municípios de Cabeceiras de Basto e Neuville-sur-Saône, com o objetivo de estreitar laços de amizade entre estes dois povos, motivada pela forte presença de emigrantes naquela região de Lyon e que à época era muito ansiada pela comunidade cabeceirense ali a residir e a trabalhar. Um acordo que foi firmado pelo Eng.º Joaquim Barreto e pelo Maire de então Paul Lafly após encontros vários e que uma vez concretizado, originou intercâmbios culturais, sociais, económicos, desportivos, entre outros, que ao longo dos anos aproximaram os povos e divulgaram as suas potencialidades aquém e além fronteiras.
Feito um balanço francamente positivo desta geminação, o autarca de Cabeceiras de Basto Eng.º Joaquim Barreto, agradeceu a visita do Maire de Neuville-Sur-Saône, que será a última enquanto primeiros responsáveis pelos dois municípios. O edil cabeceirense, enalteceu o trabalho desenvolvido nos últimos dezasseis anos que solidificou esta geminação que, acredita, perdurará no tempo e contribuirá para continuar a fortalecer a união dos povos numa Europa pensada para as pessoas e com as pessoas.
Da mesma opinião, partilhou o autarca francês, que esteve na génese deste processo de cooperação e amizade entre Cabeceiras de Basto e Neuville-sur-Saône. Cooperação esta, que ao longo dos anos pemitiu a dinamização de importantes iniciativas que conduziram à partilha de conhecimentos, à troca de experiências e a momentos de grande convívio e confraternização numa aproximação cultural luso-francesa.
Recorde-se que durante dezasseis anos foram realizadas diversas ações, entre as quais a participação anual na feira do 1º de Maio, em Neuville-sur-Saône, um dos mais relevantes certames económicos realizados na região de Lyon, promovidos por aquele Município irmanado com Cabeceiras de Basto.
Estreitar laços de amizade e promover as potencialidades sócio-culturais e económicas desta região de Basto, são objetivos inerentes a esta deslocação anual a França que divulga e permite a comercialização de produtos locais como mel, broa, vinho, azeite, fumeiro, artesanato em linho, lã e madeira, entre outros, abrindo portas para os produtores locais. Esta participação tem contribuido igualmente para a divulgação do nosso património e para a promoção de pontos de encontro entre culturas.
No decurso desta geminação foi igualmente importante, a assinatura de um protocolo de cooperação que viabilizou a criação de um Balcão de Atendimento Virtual naquela localidade de Lyon, assumindo-se como um Gabinete de Apoio às Comunidades.
Uma colaboração centrada prioritariamente na área da Administração Municipal e outros serviços possíveis de realizar através da cooperação com outra entidade pública e/ou privada, incidindo na colaboração entre estes dois municípios, que dentro das suas atribuições e competência pretendem continuar a estreitar laços de amizade entre as duas autarquias e respetivas populações.
De salientar que, em Neuville-sur-Saône e na periferia, existe uma comunidade bastante significativa de cabeceirenses, que continuam a ter processos e interesses na sua terra de origem e que doravante podem ser tratados diretamente de França, já que estão disponíveis algumas respostas ao nível da administração pública que podem ser acionadas através do recurso às novas tecnologias de informação.
Por fim, e após a habitual troca de lembranças, a delegação francesa foi visitar alguns equipamentos municipais recém inaugurados como as Casas do Tempo, da Lã, do Pão e o Núcleo de Vida Selvagem, que considerou de grande importância para o desenvolvimento sócio-económico e turístico do concelho.