Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Como secar roupa em tempo de chuva

Cabeceiras Verde - Conselho n.º 35

Nos últimos meses temos tido muita chuva, o que acaba por aborrecer quem tem roupa para secar, pois é complicado secar a roupa com tempo húmido. Mas há volta a dar.

Nos dias em que a lareira está ligada, não custa muito, mas quando não estamos em casa e não há lareira acesa, há que contornar o assunto. Em primeiro lugar você deve procurar secar a quantidade de uma máquina de cada vez, e tentar espaçar a roupa, ou seja, não a deixar toda amontoada no estendal. É necessário ter o cuidado de ir virando a roupa, colocar as partes mais húmidas para cima e ir retirando as peças secas para ter mais espaço no estendal.

Felizmente o nosso país tem um clima que nos ajuda a secar a roupa sem grande necessidade de gastar eletricidade, porém se tivermos vários dias chuvosos, húmidos e frios essa é uma tarefa muito mais complicada.

Colocar o estendal em casa pode não ser suficiente, por isso a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto deixa‐lhe soluções alternativas.

Uma delas é usar um radiador a óleo, mas aí até é desaconselhável do ponto de vista de funcionamento de segurança, depois podemos pensar em comprar uma máquina de secar roupa se tivermos dinheiro, ou então podemos pensar num desumidificador.

Este último é mesmo aquela que sai mais barata, pois se você o colocar numa divisão pequena e com poucas janelas, o desumidificador vai garantir um ambiente com muito pouca humidade e até ligeiramente aquecido, pois vai retirando a humidade da divisão onde está, e assim vai secando a roupa e mantendo o ambiente mais quente. O desumidificador é também muito bom para secar a casa de banho depois do duche.

Lembre‐se de aproveitar sempre a água do desumidificador, que é recolhida no depósito do mesmo, dado que com essa água, você poderá por exemplo regar plantas, utilizar em limpezas, e como se trata de água destilada, é também perfeita para utilizar no seu ferro de passar a roupa. Mesmo que não precise de utilizar essa água de imediato, não a deite fora e armazene‐a em garrafões para a utilizar assim que necessitar.


CÂMARA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DE BASTO
Um conselho amigo no âmbito do plano paraa racionalização de consumos e eficiência energética.


Scroll