A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto informa a população que, de acordo com as diligências efetuadas junto da PT e as respostas obtidas por parte daquela empresa, o concelho de Cabeceiras de Basto encontra-se coberto a 100% pela TDT - Televisão Digital Terrestre.
A captação do sinal é feita por via terrestre (TDT) e por via satélite (DTH), assegurando, qualquer um dos sistemas, boas condições de receção, desde que os equipamentos estejam corretamente instalados e sejam adequados à captação do sinal conforme o tipo de cobertura (terrestre ou satélite) aplicável ao local de receção, informa a PT.
Nos locais de cobertura terrestre, incluindo as localidades abaixo referenciadas, a orientação correta das antenas é determinante para a boa receção do sinal TV.
É, igualmente, determinante que as antenas sejam adequadas ao serviço TDT e que os respetivos cabos estejam em bom estado e que seja confirmada a necessidade e bom funcionamento de eventuais amplificadores, distribuidores, etc. Naquelas localidades, de acordo com a PT, foi verificado que muitas antenas continuam apontadas para o antigo emissor analógico do Marão, em vez de otimizadas com a orientação do emissor TDT aplicável: PENOUTA, na maioria dos casos, mas também RIBEIRA DE PENA ou PADRELA, como nos casos das localidades de Toninha e Samão.
Nas localidades cobertas por via satélite, incluindo as localidades de Lugar Novo e Vale Mosteiros, em Vila Nune, Moimenta, Palheiros, Padernelos e Reboriça, em Cavez, Moscoso, Asnela, Formigueiro e Teixugueiras, em Riodouro, e Souto Mouro, em Bucos, a receção é efetuada através de “kit/satélite” e da respetiva antena (vulgo “prato”).
Para qualquer esclarecimento, ou obtenção de informações complementares, nomeadamente a cobertura aplicável a cada localidade, podem ser obtidas no site oficial da TDT (http://tdt.telecom.pt) ou através do número de telefone gratuito 800 200 838.
Também a Câmara Municipal está disponível para receber as reclamações e/ou sugestões dos Cabeceirenses dando-lhes o devido encaminhamento tendo em vista a resolução dos problemas. Poderão para o efeito dirigir-se ao SAU - Serviço de Atendimento Único, ao Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão, ou utilizar a linha verde 800 200 010 (chamada gratuita), o telefone 253 669 100, ou o site www.cabeceirasdebasto.pt.
De acordo com a PT, atentas estas condições técnicas, os cidadãos residentes nas localidades acima identificadas têm acesso, em perfeitas condições, aos canais nacionais em sinal aberto.
Emissor: Penouta
-
Arco de Baúlhe
-
Pedraça - Carrapata
-
Arosa
-
Cavez
-
Santa senhorinha
-
Bucos
-
Além do Rio
-
Touça
-
Busteliberne
-
Vilela
-
Cambeses
-
Passos
-
Bandeira
-
Alvite - Lamas
-
Refojos
-
Refojos - centro
-
Cachada
-
Torrinheiras
-
Travassô
Emissor: Ribeira de Pena
-
Samão - Gondiães
-
Santa Senhorinha
-
Toninha
Emissor: Braga/Póvoa de Lanhoso