Mar de gente ouviu crianças cantar os reis no Pavilhão Desportivo de Refojos
Iniciativa tem como objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural
17 de janeiro, 2013
Um milhar de crianças do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto subiu ontem à tarde, dia 16 de janeiro, ao palco do Pavilhão Desportivo de Refojos para cantar os reis aos professores, educadores, pais e avós, que se associaram à festa promovida pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, em colaboração com o Agrupamento de Escolas.
De vozes afinadas, trajadas à moda antiga, de cestas na mão e cabaças às costas, as crianças cantaram e encantaram o ‘mar de gente’ que participou no XIV Encontro de Cantares de Reis das Escolas do Concelho de Cabeceiras de Basto.
À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa teve como objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, promovendo a recolha e recriação dos cantares dos reis, por parte das escolas e dos seus alunos. Pretendeu-se também, preservar a memória coletiva do passado, enriquecer o presente e solidificar o futuro.
Cabeceiras de Basto viveu, assim, momentos de grande alegria e animação com as atuações de 15 os grupos constituídos pelos alunos dos jardins de infância e das escolas básicas, entre eles Os Aventureiros, Os Janeireiros, Os Jograis, Os Cantadores, Os Magos e Os Pastores do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim dos Santos, o Centro Escolar do Arco de Baúlhe, o JI/EB1 de Alvite, o JI/EB1 da Faia, o JI/EB1 de Pedraça, o JI/EB1 de Outeiro, o JI/EB1 da Ferreirinha – Cavez, o JI/EB1 de Lameiros, o JI de Basto e o JI de Chacim.
Cerca de 1.000 crianças interpretaram os mais genuínos cantares dos reis, levando o público a recordar memórias de outrora ao som das violas, tambores, ferrinhos e cavaquinhos. O numeroso público vibrou com o espetáculo, aplaudindo as atuações com grande entusiasmo.
Ao evento associaram-se o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, assim como a administradora da Emunibasto e a diretora do Agrupamento de Escolas, Dra. Fátima Oliveira e Dra. Céu Caridade, respetivamente.
Na oportunidade, o autarca Joaquim Barreto saudou e felicitou todos os presentes pela participação neste XIV Encontro de Cantares de Reis das Escolas, que se revelou “um espetáculo magnífico”. Pela envolvência desta iniciativa, o presidente da Câmara afirmou que a “comunidade está viva e ativa”. O autarca agradeceu, por fim, o envolvimento das crianças, pais, professores, educadores e funcionários neste evento de sucesso, cujo “trabalho em parceria trouxe resultados positivos”.
De salientar que todos os grupos participantes receberam um prémio de presença no valor de 60 euros para a aquisição de material didático-pedagógico.
No final da iniciativa foi oferecido, a cada criança, um pequeno lanche constituído por um bolo e um sumo.