Conteúdo

Saiba como poupar energia na iluminação de Natal

Cabeceiras Verde - Programa nº 25 – 21-12-2012

Geralmente, todos os anos enfeitamos as nossas casas com iluminação dedicada à época natalícia, seja para enfeitar a árvore de Natal, os jardins, as varandas, as janelas e outros locais.

Segundo dados da Agencia de Energia Internacional, a iluminação representa 14% de todo o consumo de eletricidade na Europa e 19% a nível mundial, sendo que na época natalícia este valor aumenta.

No entanto, além de poder poupar com a iluminação da sua casa, substituindo por exemplo lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes por iluminação a led, até as iluminações de Natal estão sujeitas às respetivas poupanças de energia e também financeira.


Para uma melhor gestão de energia e para contribuir para um ambiente melhor, nesta quadra festiva aplique as dicas e conselhos da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto:

• Coloque relógios horários, nas tomadas de eletricidade podendo assim fazer uma programação para que as luzes se liguem e desliguem estrategicamente num horário pré definido. Assim reduzirá o consumo da iluminação decorativa quando não esta em casa ou durante o dia, evitando maiores encargos na fatura de eletricidade.

• Utilize, por exemplo, as luzes da árvore de natal
para iluminar uma divisão de passagem (corredores; escadas; etc).

• Reduza ao mínimo a iluminação decorativa
no exterior da sua habitação por exemplo no seu jardim;

• Utilize uma árvore de Natal reciclada
e que seja reciclável. Assim a mesma dará para usar todos os anos evitando o abate de pinheiros jovens.

• Quanto aos presentes
que são uma parte importante do Natal, é imperativo que percebamos que o que nós damos é sustentável, econômico e útil. Oferecer produtos locais ou de lojas locais beneficiam a nossa comunidade. Certifique-se que os presentes oferecidos não contêm materiais tóxicos que possam prejudicar a nossa natureza ou a nossa saúde. Tente fazer seus próprios presentes com materiais reciclados e sustentáveis.

• Procure embrulhar os presentes com material reciclado
e se possível reciclável, aproveite por exemplo jornais usados, sacos de pano reutilizáveis, ou frascos e caixas que você tenha em sua casa.


“ Um conselho amigo da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.”


Scroll