Conteúdo

Cabeceiras de Basto associa-se à iniciativa «Vamos Plantar Portugal»

Árvores serão plantadas nos Parques Florestais - Floresta Verde do concelho

23 de novembro, 2012
Cabeceiras de Basto associa-se à iniciativa «Vamos Plantar Portugal»
O Município de Cabeceiras de Basto associou-se hoje, dia 23 de novembro, à terceira edição da Semana da Reflorestação Nacional – Vamos Plantar Portugal. No Dia da Árvore e da Floresta Autóctone, que se celebra hoje, dezenas de crianças do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto semearam várias plantas em pequeno vasos.
Essas plantas estarão ao cuidado dos alunos na escola até ao dia 21 de março, altura em que serão plantadas nos Parques Florestais – Floresta Verde do concelho de Cabeceiras de Basto. O objetivo é ajudar a reflorestar Portugal, que tem sido gravemente afetado pelos incêndios florestais.

Esta iniciativa dinamizada pelo Gabinete Técnico Florestal de Cabeceiras de Basto, teve lugar no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, envolvendo a comunidade educativa que se junta, assim, ao movimento Plantar Portugal em prol da defesa da natureza, preservação da biodiversidade e valorização do património natural.

De referir que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto criou dois Parques Florestais em conjunto com os Baldios de Refojos e Vila Nune, Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, estabelecendo parcerias com o intuito de valorizar a floresta, cuja importância é fundamental para o meio ambiente e para o desenvolvimento sócio-económico do concelho. Os Parques Verdes têm-se assumido como um espaço de educação das crianças deste concelho, onde são rpromovidas diversas atividades que lhes permita conhecer o melhor compreender a floresta.

Associando-se ao Dia da Árvore e da Floresta Autóctone e ao movimento Plantar Portugal, o Município de Cabeceiras de Basto está também a contribuir para a valorização e preservação do meio ambiente.


Scroll