Iniciou empreitada de construção do Parque Urbano da Vila
Obra enquadrada na regeneração urbana do coração da vila cabeceirense
20 de novembro, 2012
Arrancaram ontem, dia 19 de novembro, os trabalhos no âmbito da empreitada de ‘Criação do Parque Urbano da Vila’, uma obra adjudicada à firma Artur Silva Ribeiro, Lda. pelo montante de 560.953,27 euros.
Os trabalhos iniciaram com a limpeza e desmatação das margens e área envolvente à ribeira de Penoutas, em pleno centro da vila Cabeceirense. Este projeto do Parque Urbano, que abrange cerca de 2 hectares de área, além da reabilitação das margens da ribeira de Penoutas, prevê a criação de espaços verdes, a construção de parque infantil, anfiteatro, pontes e percursos pedonais, bem como, a construção de passagem subterrânea na Av. Francisco Sá Carneiro. Este Parque Urbano integra igualmente a iluminaçãos dos espaços públicos doravante intervencionados.
De referir que esta obra dá continuidade à melhoria e valorização da zona adjacente ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos e insere-se no âmbito de um projeto ambicioso que vem sendo desenvolvido de alguns anos a esta parte visando a regeneração urbana do coração da vila cabeceirense, ligando a centenária Praça da República a zonas urbanas novas, criando espaços verdes, tratando as margens da ribeira de Penoutas e recuperando parte das casas de caseiros da antiga Quinta do Mosteiro.
Trata-se de um projeto integrado, cuja execução, tem em conta a riqueza patrimonial, a identidade e a matriz rural que caracteriza o concelho de Cabeceiras de Basto e que contribuirá seguramente para salvaguardar o património local e para dar a conhecer o dinamismo desta terra e das suas gentes, aos mesmo tempo que cria espaços de fruição pública, mais aprazíveis e esteticamente tratados.