Circule com a pressão correcta dos pneus do seu automóvel
Cabeceiras Verde - Programa nº 17 - 02-11-2012
Sabia que ao circular com a pressão dos pneus do seu automóvel abaixo do recomendado pode aumentar o consumo de combustível entre 4% e 10%? A pressão em excesso reduz as capacidades de aderência e o desempenho dos pneus.
Deste modo, reduzirá também o desgaste dos pneus, evitando a compra prematura de novos pneus e ainda garante maior segurança na condução.
São várias as razões para que passe a verificar a pressão, no mínimo, uma vez por mês, sobretudo antes de uma viagem longa.
A pressão correta dos pneus varia de viatura para viatura e devem respeitar-se as indicações do fabricante. Estas poderão estar disponíveis no interior da tampa do depósito, no flanco da porta do condutor, no manual do seu veículo ou, em alguns casos, no compartimento do motor.
Uma das principais causas de danos prematuros nos pneus é também a calibragem incorreta, pelo que ruídos estranhos e vibrações no volante são sinais a ter em atenção. Calibre os pneus periodicamente, em cada revisão ou sempre que detetar aqueles sintomas.
Para prolongar o tempo de vida dos pneus, evite subir passeios, passar sobre buracos e travar ou acelerar de forma brusca. Assim poupa dinheiro na compra de novos pneus, aumenta a segurança e diminui o impacto ambiental.
“ Um conselho amigo da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.”