Faleceu o Prof. Manuel José do Carmo Carneiro
Desaparece um vulto da educação e da cultura de Cabeceiras de Basto
27 de outubro, 2012
Manuel José do Carmo Carneiro, 66 anos de idade, natural de Refojos de Basto, concelho de Cabeceiras de Basto, pai de três filhos, faleceu no sábado dia 27, vítima de doença prolongada.
Ao longo da sua vida profissional foi professor do ensino básico. Desenvolveu simultaneamente atividade política tendo sido autarca. Foi vereador da Câmara Municipal e membro da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto. Foi igualmente e durante muitos anos colaborador da Câmara Municipal e do seu presidente Joaquim Barreto. Atualmente era membro da Comissão Municipal de Toponímia e coordenador da USCAB - Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto.
O Prof. Manuel Carneiro, para além de professor e autarca, foi sempre um homem da educação, das letras e da cultura. Interessado na história local vinha aprofundando, nos últimos anos, por gosto pessoal e vontade própria, mas também por força da sua participação muito ativa na Universidade Sénior o conhecimento da história de Cabeceiras de Basto e das suas gentes.
Era um homem inteligente e muito culto que nunca usou essas condições para impor as suas ideias e pensamentos, gostando antes de partilhar com os amigos, ou com todos aqueles com que trabalhava ou se relacionava o seu saber e conhecimento das coisas.
O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Joaquim Barreto, em seu nome e em nome do Município de Cabeceiras de Basto, apresenta à família e amigos, nesta hora de grande dor e tristeza, sentidas condolências e manifesta grande pesar pela morte deste ilustre Cabeceirense, que ficará para sempre ligado à história de Cabeceiras de Basto.