Conteúdo

Ação de sensibilização em torno do tema da família na Semana da Educação

CNO do Agrupamento de Escolas entregou certificados no âmbito do processo RVCC

26 de outubro, 2012
Ação de sensibilização em torno do tema da família em destaque na Semana da Educação de Cabeceiras de Basto
‘Os direitos e os deveres da família no contexto da educação formal’ foi o tema que esteve ontem, dia 25 de outubro, em debate no âmbito do programa da Semana da Educação, que decorre até amanhã em Cabeceiras de Basto.
Organizada pela Modalidade Alargada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, a iniciativa contou com as intervenções da psicóloga Ana Luísa Martins do Centro Social e Paroquial de Abadim e do chefe do Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR, Cabo Alberto Mendes.

As boas-vindas foram apresentadas ao público pelo presidente da CPCJ, Francisco Alves. A sessão, que decorreu no auditório Municipal Ilídio dos Santos, teve lotação esgotada.

Na sua intervenção, a psicóloga Ana Luísa Martins falou dos casos concretos com que se tem deparado o Serviço de Acompanhamento e Apoio Social (SAAS) do Centro Social e Paroquial de Abadim, elucidando a plateia sobre a noção das famílias, a sua estrutura, funções e papéis.

Coube ao chefe do NIAVE abordar o tema dos conflitos familiares, onde esteve em destaque a violência doméstica. A este propósito, o Cabo Mendes fez o enquadramento penal, enumerando os procedimentos da GNR perante um crime desta natureza.

A sessão foi muito participada pela plateia, que aproveitou a oportunidade para esclarecer as mais diversas dúvidas em torno do tema da família.

CNO do Agrupamento de Escolas entregou de certificados

Também no âmbito da Semana da Educação, foram anteontem à noite entregues os diplomas aos adultos que concluíram o Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) no Centro Novas Oportunidades (CNO) do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.

Ao todo foram 95 os adultos certificados, 65 que concluíram o processo RVCC nos concelhos de Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho (freguesia de Rossas) e 30 que concluíram o curso EFA (Educação e Formação de Adultos).

À cerimónia de entrega de certificados, que decorreu no auditório da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, associaram-se os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, o vereador da Educação, Dr. Domingos Machado, o presidente das Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, a diretora do Agrupamento de Escolas, Dra. Céu Caridade, a administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, docentes do CNO, entre outros convidados.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal congratulou-se com a conclusão dos processos de RVCC e reconheceu a dedicação, empenho e valor dos adultos que, neste último ano, revelaram “disponibilidade para vir de novo à escola e que demonstraram vontade de aprender para acrescentarem conhecimentos e competências aos saberes que já possuíam”. O autarca deu, por isso, os parabéns aos formandos e à equipa que os acompanhou ao longo de todo o processo RVCC.

Por fim, Joaquim Barreto mostrou-se satisfeito pela organização em parceria da Semana da Educação, que contou, entre outros, com a colaboração e envolvimento do Agrupamento de Escolas e de toda a comunidade educativa, assim como da população em geral, e que resultou numa “semana rica ao nível de todo o trabalho desenvolvido”.

A Semana da Educação encerra amanhã. À tarde, pelas 15h30 realiza-se a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do VII Concurso Literário – Conto Infantil e o lançamento da coletânea dos seis contos vencedores das edições anteriores do concurso literário - conto infantil. Uma iniciativa que terá lugar na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe.

À noite, no auditório Municipal Ilídio dos Santos, a partir das 21h30, é apresentado o livro ‘Ama-me sem me suportares’, de Fátima Marinho, seguindo-se um momento musical promovido pelos jovens da Banda Cabeceirense.
 


Scroll