Partilhe o carro - poupe dinheiro e o ambiente
Cabeceiras Verde - Programa nº 15 – 19-10-2012
Se pertence à percentagem da população portuguesa que vai de carro para o trabalho já passou na hipótese de dividir o seu carro com outras pessoas que façam o mesmo trajeto?
O termo normalmente aplicado para esta modalidade é o “
carpooling”, e é cada vez mais a adesão pelos portugueses a estas iniciativas, muito devido aos aumentos constantes nos preços dos combustíveis petrolíferos.
Quando está no meio do trânsito, se olhar para os outros carros, vai ver que na grande maioria deles são ocupados por um único viajante, o condutor do veículo.
Em muitas situações podia de facto recorrer aos transportes públicos ou até mesmo à bicicleta mas tornámo-nos tão dependentes do carro, que até parece normal e nos acostumámos a ir sempre no nosso carro.
Se refletir um pouco sobre o assunto, chega à conclusão de que é um absurdo total. Pois se quatro pessoas que viajam de carro, três de cada quatro carros que levam apenas o condutor ficariam estacionados. Esta situação é muito vantajosa para todos, não só pelos euros poupados, mas também pelos gases de efeito estufa que deixarão de ser libertados para a atmosfera, pela redução da densidade de tráfego, ou seja a redução do trânsito e dos congestionamentos, e havendo menos carros, significa que haverá mais estacionamento.
Este tema, integra as várias ações da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, dedicadas à promoção da eficiência energética, neste caso com enfoque na mobilidade sustentável. O objetivo com este conselho é que os seus munícipes tenham cada vez mais um melhor desempenho ambiental, assumindo comportamentos mais responsáveis, e que permitirá também poupar na fatura energética.
Hoje com a evolução da tecnologia tem já ao seu dispor várias plataformas online de partilha de carros, ou seja, vários sites onde pode publicar os percursos que faz diária ou pontualmente, incluir os horários das viagens e indicar se pretende partilhar o seu próprio carro ou ir “de boleia”.
Exemplo desses sites ou plataformas de carpooling são o
www.deboleia.com, o
www.galpshare.pt e o
www.carpool.com.pt, entre outros que existem para esta modalidade.
Normalmente, estas plataformas o que fazem é “cruzar” a informação e identificar os utilizadores com destinos semelhantes, enviando convites de partilha que são, posteriormente, aceites ou rejeitados pelos utilizadores.
Permite a criação de grupos que tenham algo em comum, como por exemplo, pertencer à mesma empresa ou universidade, garantindo a possibilidade de os destinos publicados serem onde você pode deixar mensagem indicando a hora e trajeto que vai fazer e os lugares que tem disponíveis, ou então ver e responder a outras mensagens de outras pessoas que estejam a partilhar o seu carro para um determinado percurso. Estará assim a partilhar custos e a ser mais sustentável.
“ Um conselho amigo da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.”