Conteúdo

Festas de S. Miguel encerram com chave de ouro

Durante onze dias de festa o público foi brindado com vários espetáculos e iniciativas

1 de outubro, 2012
Milhares no Parque do Mosteiro durante a emissão do Programa Somos Portugal da TVI
Chegou ontem ao fim mais uma edição da Feira e Festas de S. Miguel, um evento que encerrou com chave de ouro com a transmissão do programa ‘Somos Portugal’, da TVI, em direto do Parque do Mosteiro de Cabeceiras de Basto.
Milhares e milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do norte do país, deslocaram-se ao centro da vila de Cabeceiras de Basto para assistir ao espetáculo que colocou em destaque o património, as tradições e as potencialidades do concelho.

Nos últimos onze dias de festa, o público foi brindado com vários espetáculos e iniciativas que recuperaram as tradições, os usos e costumes desta terra de Basto mas, também, com um conjunto de novidades que deram novo fulgor às Festas Concelhias, atraindo novos públicos a Cabeceiras de Basto. E o balanço é muito positivo.

Corridas de cavalos, chegas de bois, desfolhada tradicional, cortejo etnográfico, concurso pecuário, garraiada, cantares ao desafio, concertinas, bombos e gigantones, folclore, teatro e muita música popular, com destaque para a atuação do artista ‘Zé Amaro’ marcaram o cartaz destas festas.

Durante a sessão solene evocativa do Dia do Município, no dia 29 de setembro, foram homenageados cinco cidadãos cabeceirenses, uma cerimónia singela mas de grande simbolismo. No mesmo dia, milhares de pessoas assistiram à procissão em honra do Arcanjo S. Miguel, grandiosa manifestação religiosa com 34 andores e centenas de figurados que percorreram as principais artérias desta vila.

A Agro-Basto - Exposição/Feira das Atividades Económicas que contou com a presença de 130 expositores dos mais diversos ramos de atividade, promoveu a economia local, a cultura e o turismo das Terras de Basto, um certame que encerrou com um balanço muito positivo, quer em termos da adesão do público, quer em termos do volume de negócios.

Organizado pela Câmara Municipal, empresa municipal Emunibasto e pela cooperativa Basto Vida, a edição 2012 da Feira e Festas de S. Miguel contou com a colaboração da Comissão de Festas, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, da Paróquia de Refojos, das Juntas de Freguesia, da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, dos expositores, comerciantes, feirantes, industriais e ainda com a colaboração de vários patrocinadores que fizeram desta iniciativa mais um evento de sucesso.

Scroll