Como diminuir o consumo de água no jardim e quintal
Cabeceiras Verde - Programa nº 10 – 14-09-2012
A água usada na área exterior da sua casa representa em média 30% do consumo total, dependendo claro da região pois existem regiões mais secas e com mais necessidades que outras. Por isso, reduzir o consumo de água nos quintais, campos e jardins é uma parte importante para que a sua casa seja mais sustentável.
Esta Câmara Municipal apresenta-lhe algumas dicas, de fácil aplicação e que permitem reduzir a o desperdício de água contribuindo para um meio ambiente melhor.
Instale um depósito para aproveitar a água da chuva
A melhor maneira de você poupar água no seu quintal ou jardim é instalar um depósito para a água da chuva. Coloque o depósito, de preferência reciclável, no local que considere que poderá armazenar maior quantidade de água para depois a usar. Alguns deles até têm torneira sendo assim fácil de colocar uma mangueira. Poderá inclusivamente aproveitar a água dos caleiros.
Seja esperto com a rega do seu quintal ou jardim
O melhor método para regar quintais e jardins é com sistemas de irrigação por gota, que são sistemas que gotejam lentamente a água sobre o solo, diretamente onde é necessário. Este tipo de sistemas poupam muita água que para ter noção pode representar quase dois mil litros de água em duas horas.
No caso dos jardins e se tem um sistema automático de rega, tenha em atenção a desligação do mesmo nos dias de chuva, podendo para isso instalar sensores que impedem que o sistema se ligue em dias de chuva.
Se possível faça a rega do seu quintal ou jardim com água de poços ou nascentes próprias.
Nunca regue durante as horas de maior calor, e sim apenas à noite ou de manhã cedo para minimizar a perda por evaporação.
Use sabiamente os pulverizadores ou bicos de rega
Se os bicos de rega são sua única opção, certifique-se que os usa da maneira mais eficiente possível. Aponte os para o local exato que pretende regar para evitar o desperdício de água em superfícies não absorventes, como calçadas e passeios.
Organize as plantas por necessidade de água e no local certo
Coloque plantas que necessitam de mais água, em conjunto, em áreas mais baixas para fazer a rega fácil e eficiente, e as plantas mais resistentes do grupo em lugares mais secos como zonas mais arejadas ou com declives.
“ Um conselho amigo da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.”